Energisa alerta sobre os riscos de queimadas próximas à rede elétrica

Queimadas podem danificar cabos e estruturas, interrompendo o fornecimento de energia 

A partir de junho, em Mato Grosso, o clima se torna mais seco. E esse cenário é perigoso por proporcionar o aumento no número de queimadas e incêndios no estado. Além dos riscos que o fogo pode representar para a vegetação, animais e para as pessoas, tem mais um agravante: a interrupção no fornecimento de energia. 

"As queimadas próximas às redes elétricas podem provocar o desligamento de energia, já que, mesmo que as chamas não encostem nos fios, o calor pode danificar as estruturas, romper cabos e causar curtos-circuitos. Todo mundo fica prejudicado”, afirma Fábio Lancelotti, gerente de Operação da Energisa Mato Grosso.

Vale destacar que 88% da rede elétrica de Mato Grosso está na zona rural, por isso a concessionária de energia alerta sobre os riscos de dessa prática tão comum no estado. Com o clima seco, as chamas se espalham mais rápido, tornando muito mais difícil o controle. Este período também é mais difícil para quem sofre com doenças respiratórias. 

Orientações 

Uma das principais causas de incêndios florestais são as queimadas preparatórias de pastos e de terrenos para plantio, que se espalham rapidamente, especialmente no período seco. Toda queima deve ser autorizada pelos órgãos competentes. 

Preste atenção aos cuidados: 

· É proibido realizar queimadas perto de subestações e redes elétricas; 

· Faça aceiros (faixas sem vegetação ao longo das cercas) para controlar o fogo;  

· Respeite a faixa de servidão (espaço de terra que acompanha o percurso de uma linha de energia) ao realizar o plantio; 

· Nunca realize queimadas a menos de 15 metros de rodovias, ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e de distribuição de energia; 

Outras ações também são importantes para evitar incêndios florestais: 

· Não solte balões. Além de ser proibido por lei, o balão provoca incêndios; 

· Pontas de cigarro acesas, latinhas de metal ou vidro em acostamentos das rodovias são um perigo, por isso, jogue lixo somente nos locais adequados; 

· Apague qualquer resto de fogo em acampamentos jogando água, areia ou terra para abafar qualquer brasa; 

· Evite colocar fogo em terrenos baldios ou lixões. 

Ao identificar um foco de incêndio, avise o Corpo de Bombeiros (193). Se for próximo à rede elétrica ou a uma subestação, avise também a Energisa (0800 646 4196).

Mais informações

Gerência de Comunicação e Marketing