Unemat realiza primeira defesa de doutorado em Linguística

A primeira defesa de uma tese de doutorado em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” aconteceu na manhã desta segunda-feira (18/05), por meio de web conferência em razão da pandemia do Coronavírus. O professor da rede estadual de ensino, Amilton Flavio Coleta Leal, foi o primeiro aluno do doutorado da Unemat a realizar a defesa.

A tese intitulada: “A política de avaliação da redação do Enem: A concepção de linguagem e o efeito leitor-escritor ‘ideal’ analisa de forma discursiva a concepção te´proica de língua(gem) que subsidia a política de avaliação dos textos redacionais do Enem a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso.

A banca realizada totalmente por meio remoto contou com a participação dos professores: Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta (Orientador/Unemat), Milena Borges (Unemat), Ana Maria Di Renzo (Unemat), Maraisa Lopes (Universidade Federal do Piauí) e Greiciely Cristina da Costa (Universidade Estadual de Campinas). As primeiras defesas do doutorado em Linguística estavam previstas para acontecer em Março deste ano e acabaram suspensas por conta da pandemia.

O programa de Pós-graduação em Linguística da Unemat começou a funcionar em 2009 com a oferta do curso de Mestrado, a partir de 2015 também passou a oferecer o curso de doutorado. Atualmente o programa tem conta com 32 professores dentro da área de concentração denominada Estudo de Processos Linguísticos. Nesta área de concentração, os alunos optam por uma das cinco linhas de pesquisa: Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem; Estudo de Processos de Significação; Estudo de Processos de Variação e Mudança; Estudo de Processos Descritivos, de Análise e de Documentação de Línguas Indígenas; e Estudo de Processos Discursivos.

Fonte: Lygia Lima - Assessoria de Imprensa