Unemat, IFMT e Opan produzem 2.500 litros de material de limpeza para povos indígenas

A Unemat produziu material de limpeza que foi doado a povos indígenas e comunidades carentes em Tangará da Serra, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e com a Operação Amazônia Nativa (Opan).

Ao todo foram produzidos 1.000 litros de sabão artesanal, 1.000 litros de água sanitária e 500 litros de sabonete líquido. Hoje (28) foi realizada a entrega simbólica dos 2.500 litros de material de limpeza, com o objetivo de colaborar com a higienização e prevenção no enfrentamento da Covid-19.

Os recursos para compra de insumos foram fornecidos pela Opan, com a Unemat e o IFMT produzindo o material por meio da atuação de profissionais especializados. Na Unemat a fabricação foi realizada no Laboratório de Química, sob coordenação do professor Adley Bergson Gonçalves de Abreu.

De acordo com o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro, a contribuição da Universidade está atrelada também a uma preocupação ambiental. “Aplicamos o conhecimento dos nossos químicos e técnicos de laboratório, que vão fazendo as dosagens e testes, além de contribuir com a questão ambiental, já que utilizamos óleo usado de cozinha na confecção do sabão artesanal”, ressalta.

Parte da produção de material de limpeza será entregue para comunidades indígenas da região, por meio da Opan e da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Nós sabemos que os povos indígenas, por questões culturais, possuem outros hábitos, tem acesso mais demorado a alguns produtos e informações que nós temos. Por isso, resolvemos dar essa atenção maior aos povos indígenas”, afirma o diretor geral do câmpus avançado do IFMT em Tangará da Serra, Gilcelio Luiz Peres.

Outra parte do material será destinada a instituições que atendem a outras comunidades carentes da região de Tangará da Serra.

Fonte: Nataniel Zanferrari - Assessoria de Imprensa