ARTIGO - O que a tragédia da Chapecoense pode nos ensinar sobre a pandemia de Covid-19

* Lawrenberg Advincula da Silva.

Quando o avião da Chapecoense caiu, no final de novembro de 2016, a primeira notícia veiculada era de um acidente aéreo que teve 6 pessoas resgatadas, sendo algumas delas gravemente feridas. Sem nenhuma informação dos outros 71 tripulantes. Recordo que estava na rodoviária de Santa Rita do Araguaia, Goiás, quando li essa notícia, que foi publicada no G1 na madrugada daquela terça-feira (29.11.2016). A impressão inicial, pelo menos a minha naquele momento, era de que aquele acidente aéreo tinha sido de leve proporção, já que havia vitimado um pequeno grupo de pessoas. Entretanto, ao transcorrer das horas, quando a equipe de bombeiros/resgate foi tendo acesso ao local, uma serra de difícil acesso na Colômbia, o que era esperança transformou-se em desespero, dor e desolação. 

Ao final da manhã de 29 de novembro, já era possível saber que dos 77 tripulantes do voo 2933 da empresa LaMia (o que além do time de futebol da Chapecoense, incluía jornalistas e civis de diversas nacionalidades), apenas 6 sobreviveram. Um dos maiores desastres aéreos da história. 

Olhando para a pandemia de Covid 19, hoje (03.04.2020) com mais de 1 milhão de infectados e mais de 53 mil mortes em todo o mundo (Fonte: OMS), creio que a experiência traumática da tragédia da Chapecoense possa nos ensinar muito sobre a necessidade de ficar em casa, o senso de responsabilidade coletiva e humanitária. E mais especificamente, imagino que trazer tal memória nos orienta pedagogicamente diante da necessidade de sabermos melhor interpretar o alcance real da pandemia em relação às parciais de números de casos notificados - até o momento divulgado pelas secretarias de saúde. Um exercício de lançar o olhar para além da feitura inicial dos fatos.

Portanto, quem puder, fique em casa. Quem precisar sair (para trabalhar, colaborar na assistência dos grupos de risco), tome o máximo de cuidado! Toda prevenção é necessária. 

* Lawrenberg Advincula da Silva
Professor do Curso de Jornalismo / Unemat 
Membro da Diretoria do Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso - Sindjor-MT/ Coordenação Tangará da Serra