Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso preparam comércio para retomada das atividades

O Sistema do Comércio em Mato Grosso, composto pela Fecomércio, Sesc e Senac elaboraram uma cartilha com dicas para os comerciantes prepararem os estabelecimentos para receber os clientes, de acordo com os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o presidente das unidades, José Wenceslau de Souza Júnior, “as equipes de saúde do Sesc e Senac já estão preparadas para percorrer ‘in loco’ todo o comércio, para instruir aos empresários e seus colaboradores sobre como colocar em prática algumas regras, como o distanciamento, limitação de clientes e higienização do ambiente.
A medida da maior entidade representativa do comércio, é apoiar o setor que mais emprega pessoas com carteira assinada, que também é responsável por cerca de 66% da arrecadação de ICMS.

“Nossa prioridade é cuidar da saúde da população, mas também temos que zelar pela manutenção do CNPJ, pois por trás dele existem cidadãos que dependem do emprego para sobreviverem, é desta forma que conseguem levar o sustento para os seus lares”, pontua Wenceslau.

A expectativa, é que a maioria dos segmentos do comércio possam retornar as atividades na próxima segunda-feira (27), mas com o horário de funcionamento limitado das 10 às 16 horas.
Em anúncio transmitido pelas redes sociais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro avisou que, “deve-se começar devagar com um turno de trabalho de seis horas e vamos analisando e monitorando como será a evolução dos casos do novo coronavírus e a retomada das atividades”.

Alguns setores terão o horário de funcionamento ampliado, os supermercados poderão funcionar das 6h30 às 21 horas, já as padarias continuarão com os horários de funcionamento mantidos, das 6 às 19 horas.
As conveniências em postos de combustíveis e distribuidoras de bebidas devem ser permitidas a abrirem de segunda a sexta das 8 horas às 19 horas; e aos sábados, domingos e feriados das 8 horas às 13 horas.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Stephanie Romero - Coordenadora de Comunicação