Avaliação de risco é tema de capacitação ofertada pela Escola de Governo

Servidores da Agência de Fomento Desenvolve-MT participaram da capacitação que foi concluída nesta segunda-feira (10)

Servidores da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S/A (Desenvolve-MT) foram capacitados pela Escola de Governo em “Avaliação de riscos”. A capacitação teve início na última quarta-feira (05) e foi concluída nesta segunda-feira (10).

O curso teve duração de 20 horas/aula e foi ministrado pelo analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER/MT), Benedito Antonio da Costa. O servidor possui 20 anos de serviço público e experiências no âmbito da governança, inovação, riscos e controles. Um dos objetivos da realização era a sensibilização dos participantes quanto à importância da gestão de riscos.

“Todas as organizações públicas e privadas se preocupam com riscos, porque gerir é enfrentar e se proteger de riscos. Muitas vezes você precisa tomar decisões de riscos para conduzir coisas boas e por outro lado impedir que situações ruins aconteçam”, explicou Costa. “O curso atende a uma demanda da Desenvolve-MT, que tem como atuação o fomento e o desenvolvimento sustentável de várias áreas”, acrescentou.

Conforme o facilitador, a capacitação passou por assuntos como governança, teoria e modelos de avaliação de risco, modelo ISSO 31000, entre outros temas que tiveram a abordagem adaptada para a necessidade da Agência de Fomento do Estado. Na última aula do curso foi realizada a aplicação prática do conhecimento. “Sensibilidade e inteligência são os pontos que resumem bem a avaliação de riscos”, salientou.

Agenda de capacitações

A Escola de Governo preparou para o primeiro semestre de 2020 uma extensa lista de capacitações, entre elas cursos de ensino a distância e presenciais nas áreas sistêmicas e gerenciais. As ofertas abordam desde temas sobre aditivos, alterações e a fiscalização de contratos a assuntos como liderança, inovação e a administração pública.

Em 2019, a Superintendência atendeu 2.632 servidores do Executivo estadual. As capacitações são ofertadas através de parcerias com facilitadores voluntários, ou seja, servidores públicos que compartilham seus conhecimentos em prol da capacitação dos colegas e da valorização do capital intelectual do governo de Mato Grosso.

Mais informações com a Coordenadoria de Gestão Educacional pelo telefone (65) 3613-3745.

Fonte: Nayara Takahara | Seplag-MT