Programa Muxirum quer aumentar meta em 70% e alfabetizar 4,2 mil pessoas em 2020

A Seduc confirma, através dos números, os esforços para reduzir os índices de analfabetismo, implementando políticas públicas para a alfabetização para jovens e adultos

Se já não bastasse bater a meta de alunos matriculados em 2019, o Programa Muxirum da Alfabetização, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), quer ampliar em quase 70% o número de matrículas para 2020. Somente neste ano, foram 2.850 adultos que matriculados, superando as projeções iniciais de 2.000 pessoas – 850 a mais do que o esperado. Para 2020, a meta é ampliar para 4.232 novos alunos.

Com essa meta, a Seduc confirma, através dos números, os esforços para reduzir os índices de analfabetismo no Estado, implementando políticas públicas para a alfabetização de jovens e adultos.

Os alunos são, na maioria, trabalhadores que residem em locais distantes, principalmente na zona rural onde somente os alfabetizadores do Muxirum conseguem chegar e formar novas turmas.

Entre os alunos que já conseguem ler e escrever está a moradora de Araputanga (a 345 quilômetros a oeste de Cuiabá), Duzinha dos Reis Rosa, de 104 anos, a mais idosa das formandas no curso de alfabetização. Dona Duzinha se matriculou em uma turma do Muxirum, concluiu o curso de alfabetização e conseguiu realizar o seu grande sonho, que era ler a Bíblia.

“O desejo dos milhares de alunos alfabetizados é ler e escrever, ter uma vida digna”, destaca o responsável pelo Muxirum na Seduc, Manoel Satiro.

Para conseguir diminuir o analfabetismo, a Seduc conta com o esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam nos municípios parceiros, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras. Desde 2017, o Muxirum atendeu a 38 municípios. 

A fórmula do Muxirum para evitar a evasão e incentivar o aluno adulto a concluir o ciclo de alfabetização, é atuar com uma metodologia apropriada. Os professores se deslocam até onde o aluno reside ou num local próximo onde todos da região possam estudar. Dessa forma, o aluno fica menos propenso a desistir. 

Em 2019, o índice de evasão é um dos menores – dos 2.850 adultos matriculados, apenas 90, por diversas razões, não concluíram. O município de Acorizal (a 62 quilômetros ao norte da Capital) teve o maior número de alunos matriculados – 469.

Pagamento dos alfabetizadores em dia

Em 2019, a Seduc pagou religiosamente em dia as sete parcelas aos alfabetizadores, o que motivou o trabalho desses profissionais que se deslocam até 50 quilômetros por dia para chegar até seus alunos.

“Pagamos todos os alfabetizadores, tivemos um terço acima da meta estabelecida. O aprendizado dos nossos alunos foi ótimo. Melhor impossível para o Muxurim”, comemora Satiro.

Fonte: Adilson Rosa | Seduc-MT