Documento com 5,7 mil assinaturas pede construção de ciclovias em três trechos do perímetro urbano

O Movimento “Pedale com Segurança” e Sindicato e Associação dos Caminhoneiros formalizaram na tarde da última sexta-feira (15), no auditório da UNEMAT, reivindicação de construção de ciclovia em três trechos do perímetro urbano de Tangará da Serra. A mobilização contou com apoio integral da comunidade acadêmica da UNEMAT e teve apoio empresários e de representantes da sociedade civil organizada e do poder público local.

A reivindicação consta em abaixo assinado com 5.700 assinaturas e pede construção de ciclovia nos trechos entre a Vila Goiás e Unemat (Avenida Inácio Bittencourt), entre o campus da universidade e o distrito de Progresso (MT-358) e, também, no Anel Viário, entre o ‘Trevo da Melancia’ e o Parque de Exposições.

O documento, na forma de ofício e em formato eletrônico (DVD), é assinado pelo coordenador político Político-Pedagógico e Financeiro do campus da UNEMAT em Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro; pela coordenadora do Movimento Pedale com Segurança, Luciane Sávio; a diretora administrativa da UNEMAT, Carolina Tito Camarço; e pelo presidente do Sindicato e Associação dos Caminhoneiros, Edgar Laurini. Receberam o documento o representante do Executivo Municipal e secretário interino de Infraestrutura Wesley Lopes Torres, o presidente da Câmara Municipal vereador Ronaldo Quintão, o deputado estadual João José de Matos e o representante e assessor especial do deputado estadual Paulo Araújo, ex-vereador Amauri Paulo Cervo.

O pedido de construção das ciclovias leva em conta o grande fluxo nos trajetos, que incluem, além dos próprios ciclistas, intenso tráfego de veículos de carga e particulares. “O fluxo de pessoas circulando diariamente nestes trechos é bem considerável, pois além da UNEMAT (2.500 acadêmicos e 320 servidores e professores) temos dois grandes frigoríficos e várias empresas que empregam uma quantia muito significativa de trabalhadores”, diz no documento. O mesmo documento cita, ainda, o grande fluxo nos três trechos oriundo de bairros como Alto da Boa Vista, Jardim dos Ipês, Vila Nazaré, Cidade Alta 3, Grande Esmeralda, além dos distritos de Progresso e Joaquim do Boche.

As ciclovias nos três trechos são, em tese, responsabilidade do governo do Estado, uma vez que envolvem trajetos de jurisdição estadual. O custo ainda está em levantamento e deverá ser informado à esfera estadual par que possa ser incluído da Lei do Orçamento Anual (LOA) do governo. O projeto da LOA/2020 ainda está para votação na Assembleia Legislativa, mas não tempo hábil para inclusão. Assim, o projeto das ciclovias deverá ser inserido no orçamento do Estado para 2021.

Fonte: Sérgio Roberto - Redação Enfoque Business