AMM participa de seminário sobre turismo em terras indígenas

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM participou do Seminário realizado em Cuiabá, entre os dias 05 e 07 de novembro, sobre o Etnoturismo. O objetivo do evento era discutir iniciativas que podem ser desenvolvidas no estado para geração de empregos sustentáveis e fortalecimento da base do turismo, especialmente com os indígenas.

Aproximadamente 120 indígenas participaram do evento, que foi promovido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Seadtur, e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Foram realizadas apresentações sobre etnoturismo e de ações presentes e futuras realizadas pelos diversos segmentos do turismo.

Entre os temas do evento, foram abordados: planejamento e gestão do turismo, etnoturismo na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu e potencialidades do etnoturismo em terras indígenas.

De acordo com a coordenadora-geral da AMM, Juliana Ferrari, a instituição vê positivamente a iniciativa de explorar as potencialidades turísticas e culturais nos municípios, tendo em vista a pluralidade de etnias que existem no estado. “A iniciativa pode fomentar o turismo e a renda no estado. No entanto, é uma ação que precisa ser muito bem estruturada, respeitando a cultura desses povos indígenas e dentro dos requisitos legais da Funai”, ressaltou.

Para Paolo Apeodonepa, indígena da aldeia Umutina, ainda há resistência de seu povo para aceitar este tipo de atividade, mas acredita que é preciso investir. “Quando trabalhamos em equipe só ganhamos. O povo não índio subestima a capacidade do índio, mas está errado. Pelo que a gente acompanha, é importante ver que podemos ajudar no desenvolvimento para todos’’, disse.

O chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial da Funai, Rodrigo Coimbra, informou que o seminário buscou também divulgar a normatização sobre etnoturismo (03/2015). “A normativa tornou esses procedimentos de conhecimento da comunidade e promove junto aos indígenas uma capacitação para que busquem parcerias e formas de implementar o turismo dentro de seu território”, finalizou.

Fonte:Agência de Notícias da AMM/ Assessoria Sedec-MT