SANTA CASA - Hospital atenderá 100% SUS e será referência em alta complexidade, diz secretário

Os quadros clínicos que tiverem o perfil de atendimento do hospital serão direcionados via Central de Regulação

O novo Hospital Estadual Santa Casa será referenciado em atendimentos de alta complexidade e 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a reabertura da unidade, na terça-feira (23.07).

De acordo com ele, o Governo dedicou os últimos dois meses para a revitalização do prédio bicentenário, de forma que atenda aos anseios da população. A unidade restabelecerá os atendimentos de Saúde no dia 29 de julho.

“Após a cerimônia de inauguração, começam os protocolos de desinfecção dos ambientes, já que todos os setores foram visitados. Feito este trabalho de higienização, há um planejamento para receber os primeiros pacientes na próxima segunda-feira”, pontuou.

A diretora do hospital e secretária-executiva da SES-MT, Danielle Carmona, explicou como funcionarão os atendimentos da nova unidade de saúde.

“Este hospital atuará como uma unidade porta aberta referenciada. Ou seja, em casos de urgência, o paciente dará entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica e será transferido para o Hospital Estadual, via Central de Regulação, após a orientação e autorização do médico do regulador”, informou Danielle.

Atendimentos

O Hospital Estadual Santa Casa contará com novos serviços, englobando especialidades que já eram exercidas pela antiga entidade filantrópica. Como expôs a secretária-executiva, os quadros clínicos que tiverem o perfil de atendimento do hospital serão direcionados via Central de Regulação.

Inicialmente, o hospital retomará os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirurgias pediátricas e cirurgia geral (para intercorrências das UTIs).

A unidade conta com 242 leitos totais; sendo 11 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 9 leitos de UTI neonatal, 34 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil.

Homenagens

A bicentenária instituição já havia prestado homenagens a grandes profissionais mato-grossenses. Além de revitalizar as antigas condecorações, o Hospital Estadual Santa Casa eternizou homenagens a outros três relevantes nomes: ao ex-secretário municipal de Saúde por Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, ao respeitado médico e pediatra, José Fernando Maia Vinagre, e a um dos precursores da ortopedia em Mato Grosso, Helio Mandetta.

Fonte: Ana Lazarini | SES-MT