Campanha de Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda

Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças, gestantes e puérperas, grupos mais vulneráveis

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em todo o país nesta semana, porém, em Tangará da Serra, a imunização inicia na segunda-feira, dia 15 de abril. A informação de como será o trabalho a partir da próxima semana foi repassado na manhã desta sexta-feira, 12, em coletiva à imprensa.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, neste primeiro momento – de 15 a 18 de abril, a vacina estará disponível somente a três grupos do público-alvo: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (mulheres até 45 após o parto). “É muito importante ter essa informação, para que os outros do grupo alvo não procurem as unidades na semana que vem, porque nós não faremos exceções”, alerta a responsável, ao ressaltar a mudança na faixa etária do público infantil, que foi ampliada. “Até ano passado só podíamos vacinar de seis meses a menores de cinco anos. Esse ano o Ministério ampliou essa faixa etária para menores de seis anos. Então todas as crianças que não completaram ainda seis anos entram no grupo da vacinação e tem o direito de tomar a vacina”.

A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas; idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). 

“Lembrando que a Influenza é uma doença grave, que pode levar ao óbito”, reforça a coordenadora, ao lembrar que no município, no ano passado, foram quatro casos confirmados da doença e este ano já são quatro casos suspeitos em investigação. “É de extrema importância que as pessoas do grupo alvo façam a sua vacina. A vacina é importante, é segura e ela evita óbitos”.

PÚBLICO-ALVO

Meta é vacinar mais de 23 mil pessoas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 31 de maio. Neste período, a meta em todo o país é vacinar 58,6 milhões de pessoas, sendo, desses, 847.137 pessoas integrantes dos grupos prioritários em Mato Grosso. 
Já em Tangará da Serra, de acordo com a secretária de Saúde de Tangará da Serra, Dienifer Jaqueline Feix, a meta é vacinar 23.577 pessoas nas faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de abril.

Para este início, a secretária informou que o Município já recebeu parte das doses – cerca de 20% do total – e se o cronograma de entrega se mantiver, a expectativa é realizar o Dia D de imunização no dia 4 de maio. “Então, espero esse ano contar com toda a população, que procure as unidades e que façam as suas vacinas, principalmente nesta primeira semana, que será muito mais fácil para essas gestantes, pais e mães dessas crianças, e para as puérperas”, reforça o chamamento a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero. “Lembrando que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das 7h às 11h, das 13h às 17h”.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS