Saúde de Tangará recebe reconhecimento internacional

Através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Tangará da Serra passou a contar com o programa Escritório de Qualidade para Organização de Saúde (EsQuaLOS), que recebeu nesta quarta-feira, dia 25 de julho, um reconhecimento de âmbito internacional ofertado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde.

O reconhecimento foi entregue na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde o secretário de Saúde Itamar Bonfim prestigiou a entrega do mérito à Tangará da Serra. “Esse programa foi o único do estado de Mato Grosso contemplado nesse reconhecimento. A estrutura do EsQuaLOS baseia-se no levantamento de dados e informações, além de construção de instrumentos e normatizações para a melhor tomada de decisão na saúde pública”, relatou o secretário, ao destacar que EsQualOS implantado em Tangará foi um dos 15 programas reconhecidos em todo o país, competindo diretamente com outros 251 importantes e grandes projetos, que ficaram de fora do reconhecimento.

De acordo com o coordenador do EsQualOS, professor Josué Gleriano, foi um rigoroso processo metodológico de seleção. “O programa EsQualOS é fruto de uma articulação interprofissional e atua em diferentes pontos da rede de atenção, pública e privada, do município de Tangará da Serra”, explicou o responsável.

Atualmente, o EsQuaLOS está instalado dentro do Hospital Municipal e foi elaborado para atender as necessidades com base no atendimento realizado dentro do próprio hospital. “O escritório é um espaço extremamente de articulação, que tem potencializado o ensino e serviço numa rede de construção coletiva de aprendizagem, um movimento mútuo e ao mesmo tempo dinâmico, construído através da prática profissional voltado para processo de trabalho diário da equipe e gestão”, concluiu o professor.

Fonte: Rodrigo Soares - Redação DS