Reeducandas da cadeia feminina de Tangará concluem curso de artesanato

 Peças estão à vendas na frente da Cadeia Feminina

Doze reeducandas da Cadeia Feminina de Tangará da Serra concluíram na tarde desta sexta-feira, dia 17 de novembro, o curso de pinturas em telhas. As detentas já estavam há certo tempo realizando as atividades, que foram ministrada pela agente penitenciária Cleusa Fardim, responsável por ensinar as técnicas para reeducandas tangaraenses.

“É muito gratificante dar essa oportunidade, porque é uma forma delas mostrarem suas habilidades e ocuparem o tempo aqui dentro. É também uma maneira delas terem uma renda quando saírem da prisão. A técnica em pinturas em telhas é muito fácil, além de ser econômica. Elas aprenderam tudo certinho e já podem fazer as peças sozinhas”, disse a professora de artesanato.

A diretora da Cadeia Feminina de Tangará da Serra, Josmara Lourenço, afirmou que a ideia nasceu de uma reivindicação das próprias detentas. “Tinham oito reeducandas que faziam tapetes, e falavam que estavam em dificuldades para conseguir comercializar. A partir disso, pediram um novo curso, momento em que eu conheci o trabalho da Cleusa. Durante a Caravana da Transformação, conversei com o secretário adjunto de Segurança Pública, e ele me permitiu trazer ela para o curso. Estou muito feliz e otimista, pois são peças lindíssimas”, relatou a diretora, ao destacar que as peças estão à disposição para vendas.

“Vamos colocar exposição na frente da cadeia. Além disso, fechamos parceria com a secretaria de Educação e Cultura, e vamos expor as peças nas feiras e nos saraus. Quem quiser encomendar, pode vir até a Cadeia Feminina”, finalizou.

Por: Rodrigo Soares - Redação DS