IFMT Tangará desenvolve dicionário técnico colaborativo em Libras

Projeto foi lançado na manhã de ontem no auditório do IFMT

O projeto ‘Dicionário Técnico Colaborativo em Libras’ desenvolvido pelo professor Pedro Clarindo da Silva Neto, em conjunto com a estudante Jordana Strey, do Campus Avançado de Tangará da Serra do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), foi lançado na manhã de ontem no auditório do centro de ensino.

Trata-se de um site disponível no endereço eletrônico ‘libras.tuxcuiabano.com/dicionario/’, que contém verbetes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) específicos de vocabulários utilizados em cursos técnicos.

“Esse site é responsivo, funciona tanto no computador, quanto no celular ou no tablet. A ideia é a seguinte: que os profissionais de educação que trabalham nessa área de cursos técnicos, possam fazer consultas, pesquisar os termos específicos de sinais em libras”, afirmou Pedro.

“É um dicionário colaborativo. A grande diferença desse dicionário é que ele é focado para a área técnica e que ele pode receber a colaboração de outros profissionais”, acrescentou.

O professor conta que os trabalhos foram divididos na elaboração do projeto.

“A parte de tecnologia eu mesmo desenvolvi e essa aluna tem muito contato na área de libras. Ela ajudou muito na parte de fazer os sinais, então como são vídeos, nós gravamos ela fazendo os sinais com os termos específicos”, ressaltou.

Por fim, Pedro agradeceu à equipe de direção do IFMT, em especial ao professor Gilcélio Peres, pelo incentivo no desenvolvimento do projeto.

“Agradecemos à direção aqui do Campus, na pessoa do professor Gilcélio pelo apoio que ele deu ao projeto e dizer que esse projeto tem uma importância muito grande para a rede de educação profissional, que vem para agregar valor e auxiliar no ensino e aprendizagem das pessoas que tem surdez”, concluiu.

Fonte: Paulo César Desidério - Redação DS