Funai recebe doação de terreno para construção de sede própria

Termo de doação do terreno foi assinado no gabinete da prefeitura

Sendo uma das principais reivindicações da comunidade indígena, agora a Fundação Nacional do Índio (Funai), regional de Tangará da Serra, finalmente está se aproximando de ter uma sede própria no município. Isso porque na tarde desta quinta-feira, dia 14 de maio, representantes da entidade, juntamente com o prefeito Fábio Martins Junqueira, estiveram reunidos no gabinete da prefeitura assinando o termo de doação do terreno, onde será executada a obra.

De acordo com o coordenador regional da Funai, Benedito César, a doação foi feita pelo município, o que possibilita a agilização do início das obras. “Há muito tempo a Funai vem trabalhando aqui em Tangará da Serra, onde mais de dois mil índios são atendidos, sem sede própria. Para a gente construir esse prédio, precisava de uma doação do terreno, e felizmente isso foi feito pela prefeitura na atual gestão”, afirmou o coordenador regional, ao destacar que com a doação, a entidade tem autorização para iniciar as obras.

“Já foi feita a licitação e provavelmente vamos começar a construção já a partir do mês que vem em Tangará da Serra”, afirmou. Para o prefeito Fábio Martins Junqueira, a sede própria da Funai em Tangará representa a permanência da instituição no município. “Com o prédio alugado, vez ou outra acontecia questões de transferência da sede para outra cidade ou dividi-la, então tendo a sede permanente ela se torna mais consolidada, além de poder utilizar os recursos que seriam gastos na locação com outras atividades, como manutenção, atendimento de programas e desenvolvimento ainda melhor para atender a população indígena”, relatou Junqueira, lembrando ainda que Tangará da Serra possui 50% de território indígena, o que representa maior necessidade do início da obra, que será construída em um terreno de 920 m², na Vila Horizonte.

“Acredito que dentre alguns meses teremos uma obra federal em parceria com o município para ser inaugurada em Tangará da Serra”, finalizou o prefeito.

Rodrigo Soares - Redação DS