Das mãos de Sommavilla, Grupo Estrela do Oriente recebeu homenagem na Câmara

O Grupo de Reis “Estrela do Oriente” recebeu, nesta quinta-feira, dia 19, uma Moção de Aplausos, Reconhecimento e Congratulações. A homenagem concedida pela Câmara Municipal de Tangará da Serra foi proposta pelo vereador Sílvio Sommavilla (PV) e aprovada por todos os vereadores.

A homenagem, de acordo com o autor da propositura, visa reconhecer os trabalhos do Grupo de Reis Estrela do Orientem fundado 1990 e atuante até os dias de hoje, atualmente coordenado pelo o senhor Sebastião de Oliveira Pinto. “Nota-se que a Cultura está sendo preservada em nosso Município, assim considerando o importante trabalho que o Grupo de Reis Estrela do Oriente vem desempenhando ao longo desses anos em nossa cidade, e ainda considerando o empenho dos mesmos em trazer alegria e felicidade a toda a população Tangaraense, apresentamos a proposta de reconhecimento”, afirma Sommavilla.

O grupo homenageado é atualmente formado por 15 componentes, entre eles cantadores e tocadores de instrumentos de corda e percussão, além de palhaços e bandeireiro. De acordo com a tradição da folia de reis o grupo de cantadores e instrumentistas fantasiados percorre toda cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Durante as visitas nas residências muitas famílias contribuem com doações para a realização de uma grande festa de encerramento.

HOMENAGEADOSNa sessão ordinária desta quinta-feira, dia 19, receberam a homenagem: o mestre embaixador do grupo, Sebastião de Oliveira Pinto, o Tatão; o contra-auto Evânio Francisco Borges, o primeira-voz Vivaldo Pereira dos Santos, o Macuco; o resposta da segunda voz Jonas Silva dos Reis; quarta-voz Erotides Borges da Silva; quinta-voz Geraldo Melato; sexta-voz Sizonando Pereira dos Santos, conhecido como Sizoca; o sétima-voz Valírio Antônio dos Santos, conhecido como Preto; Jauir Borges da Silva, do acordeom; Nilso Antônio dos Santos, da caixa; e os palhaços guardiões João José da Silva, Arvino Rodrigues, José Donizete Cazuza, Pedro Inácio da Silva, e Aparecida da Silva Pinto.

Marcos Figueiró 
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Tangará da Sera-MT