Começou ontem a campanha de vacinação contra febre aftosa

No estado de Mato Grosso, apenas o gado com idade de até 24 meses será vacinado

Iniciou ontem, dia 01, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa de rebanhos bovinos e bubalinos em 21 estados brasileiros. A vacinação correrá até o dia 31 de maio. Todo o rebanho será vacinado nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Já a imunização em animais com idade até 24 meses está prevista nos estados do Acre (exceto os municípios da fronteira com a Bolívia que vacinam todos os animais), Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. 

Segundo o responsável pela Coordenação de Febre Aftosa (CFA) do Mapa, Plínio Lopes, a meta é que aproximadamente 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa. “A campanha é fundamental para manter as zonas livres com vacinação e prevenir a reintrodução da doença no território nacional”, acrescenta o coordenador.

O produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, que têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

Stéfani de Castro - com Assessoria