Empresários de Tangará desaprovam aumento de taxas municipais

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Henrique Barbosa Matias (PTB), recebeu nesta segunda-feira, dia 16, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), do Sindicato do Comércio Varejista de Tangará da Serra (Sincovatan), da Associação das Mulheres de Negócios (BPW) e do Rotary Centro. A reunião, realizada no Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva, contou com a participação dos vereadores.

“Mais uma vez a Câmara abre espaço de discussão com a comunidade. Neste caso específico com representantes do comércio em geral tratando de projeto importante, polêmico, que trata de aumento de taxas que vão impactar na economia do Município, vai impactar na economia dos estabelecimentos comerciais no Município, e que vai impactar consequentemente na margem de lucro dessas empresas e, por fim, no consumidor final, uma vez que parte dessa cobrança será distribuída ao consumidor final”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Luiz Henrique.

O presidente da Câmara disse lamentar a forma como o tema foi tratado até agora. Segundo ele, matérias importantes, que vão impactar a comunidade toda, não estão sendo discutidas de maneira ampla.

“Isso causa esse estranhamento todo de tramitação, mas volto a dizer: a Câmara como é o último e legítimo foro para serem deliberados estes assuntos, fez a sua parte e ouviu”, disse Luiz Henrique ao concluir que, após ouvirem os empresários, os vereadores agora podem ter sua livre convicção e decidir da melhor maneira possível.

O vice-presidente da Acits, Fernando de Freitas Felisbino, disse que os empresários decidiram procurar a Câmara em função de que entendem que o assunto deve ser discutido por mais tempo, de maneira que o debate envolva os empresários que serão afetados diretamente pelos aumentos propostos.

“Esse projeto pegou todo mundo de surpresa. O aumento dessas taxas, de algumas taxas que chega a ser de 200%, 300%, 400% e algumas até de 900% de aumento. Então, isso não condiz com a realidade do comerciante. Nós temos uma inflação, ganho de PIB percentual de 1% a 2% ao ano e não de 900% como este projeto está sendo proposto”, reclamou.

Felisbino contou que o pedido dos empresários aos vereadores é que o projeto, caso tenha que ser votado esta semana pela Câmara, seja então rejeitado pelo Plenário da Câmara Municipal. “Nós, representantes da associação e entidades, nós estamos pedindo para os vereadores votarem contra esse projeto. Se ele não for retirado pelo prefeito Fábio. Porque este projeto foi colocado de forma abusiva pelo Poder Executivo”, disse o vice-presidente da Acits.

Em resposta os empresários receberam sugestão dos vereadores de que procurem o Executivo para que o projeto seja discutido. “Os vereadores nos sugeriram audiência com o prefeito Fábio, que provavelmente acontecerá amanhã (terça) de manhã”, explicou Fernando Felisbino ao adiantar que ao prefeito Fábio Junqueira (PMDB) os empresários irão pedir que o projeto seja retirado da Câmara, para voltar a tramitar somente após ampla discussão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara