Taxistas tangaraenses comemoram seu dia com carreata na avenida

Em comemoração ao Dia do Motorista e de São Cristóvão, seu padroeiro, taxistas e mototaxistas fizeram carreata festiva na tarde de ontem em Tangará da Serra. Dezenas de táxis e mototáxis percorreram a Avenida Brasil, partindo da Praça dos Pioneiros, onde há um ponto de táxi, às 16h.

Foi uma forma de chamar a atenção desses profissionais que colocam em risco sua vida, pois não escolhem passageiros, têm que ter prudência no volante e obedecer a regras rígidas das legislações nos três âmbitos, federal, estadual e municipal.

Uma das últimas demandas, que está envolta em debates entre a classe e o governo tangaraense, é a colocação de taxímetros nos veículos, que há pouco tempo tiveram que se padronizar para obedecer à nova normatização nacional, onde distingue-se sua praça de trabalho pelas cores dos carros e das faixas.

Além da carreata comemorativa, à noite, a partir da 20h, houve um jantar festivo num clube na Lions Internacional, fechando as comemorações do Dia do Motorista e do Taxista.

Esta é uma classe que luta diariamente pelos seus direitos sem deixar de cumprir os seus deveres e que tem, na grande maioria dos seus profissionais, o exemplo de honestidade, dedicação e dignidade.

DIA – Apesar de existir há décadas, a profissão de taxista só foi reconhecida e legalizada há menos de um ano. Agora, o profissional do táxi precisa entender de mecânica, de primeiros socorros e, se sobrar um tempinho, saber se comunicar em inglês e espanhol. Além disso, precisa fazer vistoria no carro de 3 a 4 vezes por ano, tirar uma série de documentos, colar selinhos no para-brisa do carro e manter seu veículo sempre em ótimas condições.

Fonte: Redação O Jornal