Debate sobre transporte coletivo em Tangará será no dia 20

A audiência pública para debater a situação e o futuro do transporte coletivo em Tangará da Serra já tem data marcada: será no dia 20 de junho no anfiteatro do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. O autor da proposta, vereador Luiz Henrique Barbosa Mathias (PTB), presidente da Câmara Municipal, disse que já passou da hora da cidade renovar e modernizar os ônibus e o serviço fornecido a população.

“Tangará tem hoje algo entorno de 100 mil habitantes e boa parte dessa população utiliza o transporte coletivo para se deslocar, para ir ao trabalho, para ir as compras, para se locomover até hospitais, escolas, faculdades, e essas pessoas reclamam da situação do transporte público da cidade”, contou Luiz Henrique.

Segundo ele, nos últimos meses recebeu na Câmara uma infinidade de reclamações de todos os tipos. “Falta de pontos de ônibus e os que tem na maioria das vezes são inadequados, estão quebrados, tem poucas linhas, alguns bairros não são atendidos, precisamos rediscutir a quantidade de ônibus, a sinalização das vias que recebem os ônibus, falta de acessibilidade, os motoristas precisam de mais qualificação, pois temos reclamações de alta velocidade, de desrespeito com os utilizadores e alguns até cobram acima do valor estipulado”, relatou.

De acordo com ele, o contrato com a empresa Turis Transportes, concessionária que explora o serviço na cidade, está por encerrar e a prefeitura vai ter que fazer uma nova licitação e a população precisa participar das discussões antes que ela ocorra. “Diante de todas essas reclamações solicitei a audiência pública para ouvir de toda a população, alunos, acadêmicos, moradores dos bairros, reclamações, solicitações, opiniões sobre o que seria um transporte de qualidade para a nossa cidade”, pontuou.

A empresa que presta serviço de transporte na cidade informou a alguns dias que não tem como melhorar e modernizar os ônibus e aumentar as linhas porque não tem demanda e lucro suficiente para ser investido. Para Luiz Henrique isso precisa ser mudado “Existem muitas empresas no mercado e não podemos continuar como está hoje por isso todos os usuários do transporte devem vir para a discussão”. A audiência será no dia 20, quinta-feira, às 19h30.

Fonte: Redação DS