Professora Chiquinha é a nova presidente da subsede do Sintep em Tangará

As eleições do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintep) ocorreram na última sexta-feira, 15, em Tangará da Serra e nos demais municípios de Mato Grosso. Para a subsede local foram inscritas duas chapas. A chapa 1 era encabeçada pelo vigia Magno Alves os Santos e a 2, pela professora Francisca Alves de Lima (Chiquinha). A votação se estendeu das 8h às 20h, sendo que os votos foram escrutinados no mesmo dia, dando vitória à professora Chiquinha com larga vantagem, 76% dos votos válidos.

Magnos recebeu 72 votos e Chiquinha, 146, onde quatro votos foram brancos ou nulos. A candidata Francisca Alves de Lima teve o apoio do presidente anterior, José Rosa de Paula, que esteve à frente da subsede local por seis anos. Ela é pedagoga em Tangará a Serra há mais de 23 anos e, atualmente, exerce suas funções na Escola Estadual Jada Torres e no Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna. 

Segundo Chiquinha, sua meta é desenvolver os trabalhos que ocorrem dentro do sindicato, bem como defender com garra e luta as pautas e propostas dos profissionais da educação, especialmente em negociações da categoria.

Ainda, pela diretoria da regional do Sintep, que abrange os municípios da região Sudoeste, concorrendo em chapa única, o professor de Nova Olímpia Antônio Márcio foi confirmado diretor. Ele também era apoiador da chapa 2, vitoriosa em Tangará. Outro que apoiou a chapa de Chiquinha foi o professor Henrique Lopes, eleito presidente estadual do Sintep, também concorrendo em chapa única. Eles tiveram também maioria de votos em Tangará.

De acordo com Zé Rosa, o apoio à chapa encabeçada por Chiquinha é a demonstração de uma continuidade na sua história de lutas. “Para mim, os 76% de votos válidos que a professora Chiquinha recebeu, querem dizer que minha gestão teve 76% de aprovação, o que me mostra que todas as batalhas em prol dos profissionais da educação nestes seis anos foram válidas”, salientou ele, emocionado.

O professor Aluísio Azevedo Silva, presidente da comissão eleitoral da subsede do Sintep em Tangará, salientou que a votação foi tranquila e que, dos 500 sindicalizados, 222 votaram, onde as urnas foram disponibilizadas em todas as escolas da sede do município e nas escolas de Progresso e Joaquim do Boche, além do Cefabro e da subsede, ocorrendo tranquilamente em todo o período de campanha e de votação.

Fonte: Luciana Menoli - Redação DS