População comparece e Arraiá da Serra obtém sucesso em mais uma edição

Organização. Foi a palavra que ecoou na XI edição do Arraiá da Serra realizado na Praça dos Pioneiros, através de uma promoção do Executivo municipal, representado pelas secretarias municipais de Turismo (Setur) e Educação e Cultura (Semec), juntamente com o Departamento Municipal de Cultura.

Decoração, comidas e bebidas típicas, quadrilhas, atrações musicais, tudo foi preparado com muita antecedência e competência para proporcionar e alcançar todas as expectativas da população. Em Tangará da Serra, a festa junina é considerada a maior do interior de Mato Grosso, todos os anos cerca de 20 mil pessoas passam pelas três noites de festa. Este ano o número não foi tão diferente, “estamos muito felizes com este resultado, felizes com a população de Tangará da Serra que está sempre presente, quando é chamada, quando é clamada está comparecendo e contribuindo para o sucesso dos eventos em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Saturnino Masson.

Com quase 30 barracas com muitas variedades, dentre brincadeiras típicas da época, além de barracas de ambulantes e espaço especial para exposição de artesanatos, bandas de forró, a festa atraiu um público diversificado, tanto de Tangará quanto da região, e até de outros estados. Cor, classe social, ter dinheiro (ou não), independente da religião ou credo, homem, mulher, criança, jovem, adulto, idoso; nada disso fez diferença e todos se divertiram em paz (o que é mais importante).

E, por falar em comidas, curau, tapioca, bolo de milho, de chocolate, pamonha, churrasquinho, frango no rolete, macarrão com frango, e até acarajé, feito por uma típica baiana de Feira de Santana. Ou seja, festa para todos e de todos.

O concurso de quadrilhas organizado pelo Departamento de Cultura deu aquele toque especial para o evento, 10 quadrilhas disputaram o XIII Concurso ´Viva São João´ de danças juninas sendo avaliados por cinco jurados advindos da imprensa, cultura popular, folclórica e nordestina, pontuados nos mais diferentes quesitos. Até o final desta edição, ainda não se tinha o nome dos vencedores, mas os finalistas de cada categoria foram pela infantil, Escola Estadual 29 de Novembro em 1º lugar, Centro Municipal de Ensino José Nodari em 2º lugar e Colégio Ideal em 3º lugar. Pela categoria adulto, grupo Os de Fora em 1º lugar, Escola Estadual João Batista em 2º lugar e Colégio Ideal em 3º lugar. As duas categorias foram premiadas com: 1º lugar: troféu + 1 TV; 2º lugar: troféu+ 1 DVD; e 3º lugar: troféu.

“Estou muito honrada de poder ter organizado, através do departamento, este concurso, quero parabenizar todas as quadrilhas, todos os grupos, tenho certeza que foi uma decisão difícil para os jurados, mas infelizmente, só um pode se consagrar campeão. (…) E que bom, que esta tradição ainda está tão viva em nossa cidade”, finalizou a coordenadora do departamento de cultura, Joeli Siqueira.

Fonte: Paulo Ramos Redação DS