Câmara realiza oficina para mobilizadores sociais pela educação

A Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, estará realizando nos dias 03 e 04 de julho, uma oficina de capacitação para formar mobilizadores sociais pela educação. A oficina se deu, tendo em vista o projeto de lei da Vereadora Vânia Regina Ladeia (PR), que está em tramitação no legislativo, onde o objetivo é formar e constituir um comitê que possa fazer esta mobilização.

“Mobilização, envolvimento, capacitar. São todos termos que devem ser levados em consideração. Para que se monte um comitê, necessita de treinamento, de conhecimento e por isso que nós estamos trazendo e ofertando esta oficina para a sociedade tangaraense”, relata Vânia justificando a então realização da câmara.

A oficina será desenvolvida por Sérgio Maia, que é técnico do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Sérgio irá repassar as informações necessárias para que os participantes consigam desenvolver em seus setores de trabalho ou afins, “o técnico irá mostrar como cada cidadão pode atuar no seu segmento e a importância desta participação”, ressalta a vereadora lembrando que a oficina é aberta a toda a sociedade, mas principalmente para pais, professores, pessoas ligadas à clubes de serviço, igrejas, dentre outros, “tendo em vista cada setor que o técnico irá palestrar. (…) Na igreja, no clube de serviço, como este mobilizador poderá e deverá atuar para socializar as pessoas a respeito da importância da formação integral de cidadãos”, exemplifica Vânia.

COMITÊ – O projeto de lei, como relata a vereadora, se deu a partir de inúmeras análises de situações rotineiras que acontecem nas salas de aula, em todas as redes de ensino, para que assim pudesse formar uma concepção de trabalho mais unida e embasada, “vimos todos os problemas que a educação vem passando, todas as dificuldades dentro das escolas. Então a ideia do comitê seria para buscar uma mobilização mais específica e com a oficina acreditamos que este trabalho será muito mais eficiente, uma vez que os mobilizadores estarão prontos para agir dentro de suas áreas de trabalho”, pontuou.

A vereadora lembra que a importância da participação da oficina e da disseminação das informações obtidas, é de muito válido, para que se haja um maior compreendimento em um maior número de pessoas, “de fato, nós convidamos para participar, aquelas pessoas que realmente estejam interessadas em ser um mobilizador, que estejam interessadas em contribuir para o desenvolvimento da educação. E após a oficina, ou até mesmo o cursinho como chamamos, que este novo mobilizador repasse as informações, os aprendizados, para que consigamos formar um grupo cada vez maior de pessoas idôneas, capacitadas e preparadas para trabalhar por uma educação de qualidade”.

Se a sociedade e as famílias incorporarem a educação como valor essencial para os cidadãos, a árdua tarefa de transformar a educação brasileira será mais fácil. Além disso, pesquisas internacionais e nacionais mostram que, quando a família participa da educação de suas crianças e jovens, eles apresentam inúmeros resultados, como informa o próprio convite a sociedade que será distribuído pela câmara.

Para quem quiser se inscrever na oficina ou saber mais sobre o projeto do comitê,pode requerer as informações através dos
e-mails: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]. Ou através dos telefones 3311 – 4617, 3311 – 4618, 9627 – 6853, 9605 – 3848, 9642 – 0067, 9955 – 5267.

Fonte: Paula Ramos - Redação DS