Memorial dos Pioneiros foi inaugurado por autoridades e representa um resgate histórico para a cidade

Uma das mais importantes inaugurações da programação dos 35 anos de Tangará da Serra aconteceu na noite de quarta-feira (11.05). O “Memorial dos Pioneiros”. A construção dessa obra foi realizada no antigo Cemitério Central, desativado já há alguns anos e tem como principal objetivo homenagear os pioneiros que estiveram sepultados no local.

O prefeito Júlio César Ladeia ressalta que o local é uma referência, principalmente em respeito aos homens e mulheres que desde o início trabalharam para que Tangará da Serra chegasse aos dias atuais como uma cidade próspera e em constante desenvolvimento.

Beth Ramon filha de pioneiros de Tangará da Serra durante o seu discurso agradeceu ao prefeito Júlio César Ladeia pela construção da belíssima obra,“nossa solicitação enquanto familiares dos pioneiros era apenas um local para que pudéssemos guardar as ossadas, o prefeito nos apresentou algo além do que esperávamos, apresentando uma obra que fosse homenageado homens e mulheres que aqui formaram essa cidade”, ressaltou Beth. “Será é o resgate histórico do município onde as famílias desses pioneiros poderão velar pelos seus entes queridos em um único local, é de grande valia pois muitos desses contribuíram com a estória do município’’, enfatizou Beth.

“Buscamos homenagear aqui aqueles que deram os primeiros passos do desenvolvimento desse município, que contribuíram para que essa cidade chegasse no que é hoje, precisam ser lembrados sempre a esse espaço dedicamos nossos agradecimentos e nossas honras”, disse o prefeito.

A construção do memorial foi divida em três etapas, a primeira foi realizada ainda em 2008, onde foram construídas as estruturas de concreto armado, pórticos, monumentos e placas. A segunda etapa em 2009, onde foram feitas as instalações elétricas, pisos, urbanização, ossário, púlpito, drenagem e serviços complementares. Já a terceira e última etapa compreende a parte de urbanização e jardinagem, e deverá ser construída ainda em 2010.

O Memorial dos Pioneiros é o único na Região e no Estado de Mato Grosso, além do que a obra é realizada com recursos próprios do município.

ESTRUTURA - O memorial é uma reivindicação dos familiares dos pioneiros sepultados no antigo Cemitério Central, que está sendo atendida pelo prefeito Júlio César Ladeia. A obra contempla a construção de um monumento no formato do mapa de Tangará da Serra, com um ossário no centro, círculo místico formado por monumentos verticais e horizontais, jardins, ruas direcionadas ao centro e um prospecto de capela ecumênica. No local estão depositados às ossadas Silvio Paternez e Ramon Sanches Marques e dentre outras personalidades locais, cerca de seiscentas ossadas dessas duzentas foram identificadas.

Assessoria de Imprensa