77,15% dos tangaraenses elegeram Bolsonaro

Em Tangará da Serra, 47.180 eleitores foram as urnas

Ultrapassando as porcentagens de votação alcançadas no primeiro turno, os tangaraenses contribuíram com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL). Ele derrotou Fernando Haddad (PT) no segundo turno e tomará posse como presidente da República em 1º de janeiro de 2019. 

No município a apuração foi encerrada às 18h56, com 34.821 votos para Bolsonaro (4.288 a mais que no primeiro turno), o que representa 77,15% dos votos válidos, contra 10.314 votos (22,85%) para o candidato do PT, Fernando Haddad.

Em todo o país, o segundo turno da oitava eleição nacional após a redemocratização do Brasil levou mais de 115 milhões de brasileiros as urnas neste domingo, dia 28 de outubro. Desses, mais de 55% votaram no candidato do PSL e 44% no PT. 

Antes mesmo do fim da apuração, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciou, por volta das 20h10 (de Brasília), que Jair Bolsonaro estava matematicamente eleito novo presidente do Brasil. O anúncio foi realizado na sede do TSE em Brasília. 

Após esse pronunciamento, o presidente eleito fez transmissão ao vivo no Facebook e depois leu o discurso da vitória na porta da casa dele, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele afirmou que será um “defensor da Constituição, da democracia e da liberdade”.

“Estou muito feliz, e missão não se escolhe nem se discute, se cumpre. Nós juntos cumpriremos a missão de resgatar o nosso Brasil”, declarou o presidente eleito.

Bolsonaro afirmou que terá condições de governabilidade e cumprirá todos os compromissos assumidos. “Temos tudo para sermos uma grande nação. Temos condições de governabilidade dados aos contatos que fizemos nos últimos anos com parlamentares, todos os compromissos assumidos serão cumpridos com as mais variadas bancadas, com o povo em cada local do Brasil que me estive presente”, declarou. (Com informações da Agência Brasil)

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Conferência de Cultura de Tangará será nesta quarta

Cultura como vetor de desenvolvimento econômico será debatido

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará, por meio do Departamento de Cultura, realizará nesta quarta-feira, 31, a II Conferência Municipal de Cultura de Tangará da Serra. 

De acordo com o coordenador do evento, Anselmo Parabá, a conferência inicia às 18h, com o credenciamento dos participantes e seguirá durante a noite com apresentações, debates e proposições em torno da cultura. “Esse é o momento da classe artística participar desse processo democrático, que é a Conferência Municipal de Cultura. É onde podemos fazer a avaliação do plano, onde podemos colocar as nossas sugestões e ideias. Então é um momento democrático para toda a cultura tangaraense e é importante a participação dos artistas e pessoas envolvidas na área”, reforça Parabá.

Na oportunidade, o tema “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”, será debatida, com dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento (eixo 1), com grupos de trabalho debatendo e propondo ações nas áreas de Gestão e Implantação do CPF (Conselho, Plano e Fundo), Financiamentos para a Cultura e Economia Criativa e Inovação; Política Cultural e Cidadania (eixo 2) com GTs sobre Democracia, Cidadania e Diversidade e Patrimônio, Memória e Bibliotecas. “Diretamente estaremos falando da importância de termos uma cultura sustentável, com projetos sustentáveis”. 

A Conferência Municipal de Cultura acontecerá no Teatro do Centro Cultural. Na oportunidade, além do apresentação e discussão do Plano de Cultura, serão ainda aclamados os Conselheiros Municipais de Cultura e realizada também a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Cuiabá. “E aguardamos a presença da classe artística (…) todo o sacrifício em prol da cultura é válido”.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

Segunda MacarroMama encerra ações do Outubro Rosa

GAO se prepara agora para o ‘Petisco Solidário’, dia 9 de Novembro

Assim como programado, o Grupo de Apoio Oncológico (GAO) Luz da Esperança de Tangará da Serra promoveu na noite desta sexta-feira, 26, mais um evento alusivo a campanha Outubro Rosa - Novembro Azul.

A segunda edição da MacarroMama levou um grande público a sede do GAO para saborear uma deliciosa macarronada, com o principal objetivo de arrecadar recursos para a entidade, que presta assistência as pessoas em tratamento contra o câncer. “Este é o primeiro ano que a gente faz esse evento. Começamos meio tímidas, porém tudo ganhou uma grande proporção, superando nossas expectativas”, comenta a presidente da entidade, Edna Girotto, ao destacar um grande público nas duas MacarroMamas. “Foi realmente um sucesso”.

Continuando no mesmo intuito, o GAO segue com suas ações no próximo mês, em atenção ao Novembro Azul. Neste mês será promovido o ‘Petisco Solidário’ no dia 9 de novembro; e ainda o Show de Prêmios, com sorteio marcado para o dia 25 do próximo mês, assim como a parceria na Corrida do Homem. “A gente encerra a MacarroMama e já vem aí com o Petisco Solidário, fazendo a abertura do Novembro Azul”. 

Aos interessados, os ingressos para o Petisco Solidário já estão a venda, assim como as cartelas também estão a venda por apenas R$ 10 e os participantes concorrerão a quatro prêmios, sendo R$ 4 mil no primeiro prêmio, R$ 2 mil no segundo, uma novilha no terceiro e R$ 1 mil no quarto. As cartelas estão à venda ao valor de R$10. 


As ações solidárias acontecem na sede do GAO, que está em construção. “Muita gente falava que não sabia onde era [a sede], quem nós éramos, e (…) assim aproveitamos os eventos para mostrar onde estamos, o que estamos fazendo, para que pudessem conhecer também um pouquinho do trabalho que a gente faz”, finaliza.

Fonte: Fabiola Tormes - Redação DS

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Maior feira de peixes nativos do país chega a MT

O evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro

O Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, será palco de uma das maiores feiras de peixes nativos de água doce do País. O evento, criado pelo Sebrae, com apoio da Associação dos Aquicultores de Mato Grosso - Aquamat, será realizado nos dias 13 e 14 de novembro, com uma programação voltada para piscicultores, especialistas e consumidores em geral.

A feira compõe a terceira edição do Seminário de Tendências e Tecnologias na área de piscicultura, que oferece a integração da produção, do mercado, da tecnologia, da sustentabilidade e das políticas públicas. Além disso, nesta edição, o evento traz oportunidades também na gastronomia, no turismo e nos mercados nacionais e internacionais.

De acordo com Valéria Pires, gestora do projeto, trazer um evento desta proporção para Mato Grosso é garantir que o setor produtivo local ganhe visibilidade diante de todo o país. “É um momento ímpar para o setor, porque nós fazemos com que todos os olhares se voltem para o nosso estado. Mato Grosso já esteve em primeiro lugar no ranking nacional de produção de peixes. Atualmente, ocupamos a quarta colocação, perdendo por detalhes. Com um evento desta proporção, nós reforçamos o nosso objetivo em busca da primeira colocação”.

A feira terá entrada gratuita e será realizada no período das 12h às 20h. Durante o evento, os participantes poderão acompanhar o trabalho de 37 expositores, dentre eles, os serviços fornecidos pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que desenvolverá oficinas gratuitas e produzirá pratos à base de peixes.

Fonte: Redação Midia News

Problemas de telefonia móvel causam danos a tangaraenses

Usuários dizem que problemas não são de hoje

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu em agosto deste ano 250 mil reclamações contra operadoras de telefonia. No acumulado do ano até o oitavo mês, a entidade já registrou 1.743.600 queixas de consumidores.

E esses números ao que tudo indica, devem subir ainda mais nesse mês de outubro se levar em consideração as reclamações dos tangaraenses e usuários da região. Há dois dias, conseguir uma ligação é uma atividade de muita sorte e muito estresse segundo muitos tangaraenses que estão inconformados com a situação. Provas disso, podem ser verificadas pelas redes sociais onde não é de forma alguma difícil encontrar comentários de pessoas insatisfeitas com o serviço. Em busca de informações a redação do DS buscou contato em uma prestadora de serviços local e somente ali, haviam três usuários bastante exaltados com os serviços ou a falta deles.

Em conversa com uma funcionária que não quis se identificar, a mesma disse que o o problema não é somente em Tangará e que segundo informações repassadas pela empresa, houve um rompimento de fibra na cidade de Rosário Oeste na quarta feira o que ocasionou o problema em muitas cidade, mas deveria ser resolvido até a tarde de sexta feira.

Além do estresse, a falta do serviço causa danos financeiros aos empresários que necessitam do serviço. “O problema não é de hoje, desde o mês passado temos sofrido com a falta do serviço, mas de quarta-feira para cá piorou muito. O telefone não toca, não completa a ligação. Com isso, as vendas caíram cerca de 80% prejuízo todo nosso”, comentou Ramires Tormes, proprietário de uma revenda de gás.

Segundo as informações, o volume total de reclamações em agosto foi 18,8% em relação ao oitavo mês de 2017.

Celular continua sendo o serviço campeão de insatisfação

Os consumidores de telefonia móvel continuam insatisfeitos com suas operadoras. Em agosto, houve uma alta de 7,4 mil queixas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em comparação ao mês anterior, de julho.

Com o possível rompimento do cabo ocasionado em Rosário Oeste, os problemas tem onerado o bolso dos usuários. “Eu sou de Barra do Bugres e tive que vir aqui para resolver o problema que não foi resolvido. Gasto com gasolina, com pneu e perdi praticamente um dia de serviço aqui para ouvir esse tipo de explicação. Agora imagina se é uma situação de perigo que você precisa do sinal e não tem. Ou fica caindo, caindo, mas a conta tem que pagar de todo jeito”, relatou Fábio Genessi Moreira Lopes que estava em uma empresa da cidade. As reclamações à Anatel podem ser feitas pelo telefone 1331, pela internet, pelo app “Anatel Consumidor”. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.

Fonte: Rosi Oliveira - Redação DS