Prefeito e diretor do SAMAE apresentam ações que serão desenvolvidas para resolver problemas de abastecimento de água

O prefeito municipal, Vander Masson, e o diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira, o Leto, apresentaram na manhã desta segunda-feira, dia 15/03, um diagnóstico da atual situação da autarquia e desafios da nova gestão para garantir saneamento básico à população tangaraense, incluindo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e destinação correta de lixo doméstico através do aterro sanitário.

Atualmente, o SAMAE conta com a captação de água bruta do Córrego Queima Pé para o tratamento e abastecimento do Município, rio que em período de estiagem tem sua vazão reduzida significativamente e as represas existentes não conseguem suprir a coleta de água bruta necessária para manter a captação total para o abastecimento.

Em 2016 e em 2020, a cidade enfrentou situações críticas de escassez de água, ocasionando problemas sérios de abastecimento. A nova gestão municipal, que assumiu em janeiro de 2021, pegou o SAMAE em situação crítica, sendo que alguns setores estão sucateados, com tecnologias obsoletas e necessitando de adequações urgentes para evitar desabastecimento.

De acordo com o prefeito municipal, “por não haver setorização adequada da distribuição de água, alguns bairros, que ficam em pontos mais elevados, como é o caso da região da Vila Alta, que precisam de maior pressão no sistema para que haja distribuição, acabam tendo o abastecimento prejudicado”, disse.

De acordo com o novo diretor do SAMAE, quanto ao tratamento, a concepção adotada na implantação do sistema operante, por falta de atualização, está insuficiente para atender a demanda atual, como por exemplo podemos citar a não realização da troca periódica do material filtrante da Estação. “Existe histórico de manutenção de apenas um filtro no ano de 2016, os quatro filtros restantes não há histórico de trocas”, relatou.

O prefeito Vander explica ainda que a vazão fornecida pela ETA Queima Pé nos horários de maior consumo, não supre a demanda da população, considerando que o Município não possui reservatórios de água tratada suficientes para atender essa necessidade. “Atualmente, por exemplo, nós temos água nas represas, mas não temos capacidade de armazenamento de água tratada. Estamos parando o tratamento a meia-noite, pois não temos onde guardar a água tratada, por falta de reservatórios”, disse.

Expostos os problemas, prefeito e diretor do SAMAE apresentaram 11 ações que estão sendo ou serão desenvolvidas para resolver a problemática do abastecimento de água em Tangará da Serra.

A primeira delas é a captação de água do Rio Sepotuba, cujo processo está em revisão para atender as recomendações do Ministério Público (MP/MT) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), incluindo projetos e licenças ambientais. Importante frisar que a licitação da adução foi suspensa pelo ex-prefeito Fábio Junqueira, em 2020, após ação do Ministério Público, que apontou irregularidades.

A segunda ação que está sendo feita pela atual gestão para garantir abastecimento na cidade é a captação de água dos córregos Russo e Estaca. “Estamos viabilizando a autorização dos proprietários, a licença ambiental, além de projetos elétrico, hidráulico e financeiro para execução desta importante ação”, disse o prefeito.

Outra ação que será executada é a recuperação da nascente do Rio Queima Pé, com desassoreamento da nascente, abertura de caixas e implantação de drenos infiltradores para contenção e águas pluviais das estradas, levantamento de terraços acima da nascente com implantação de drenos infiltradores e implantação e um novo bueiro celular na estrada da nascente.

Demais ações:

– Construção de comportas nas represas a montante da ETA do SAMAE;
– Construção de no mínimo 6 poços artesianos nos bairros Valência, Morada do Sol e Alto da Boa Vista, e no pátio da SINFRA, fazendo as devidas interligações às redes existentes;
– Ampliação do sistema de reservação de água tratada com a construção de novos reservatórios no Residencial Alto da Boa Vista, na SINFRA, Cohab Tarumã e SAMAE da Vila Alta;
– Ampliação e correção do barramento da represa existente na ETA para o acréscimo do volume armazenado de água bruta;
– Conclusão e execução do projeto de ampliação da ETA existente e implantação de três ETAS metálicas modulares e reforma da existente para a ampliação da capacidade de 320 litros por segundo para 695 litros por segundo;
– Ampliação do sistema de bombeamento, com aquisição de bombas suplementares para otimizar os serviços de bombeamento;
– Construção de uma nova adutora para ampliar a capacidade alimentadora dos reservatórios do Valência e Vila Alta;
– Conclusão e execução do projeto de setorização de todo o sistema de distribuição de água tratada para o Município com o objetivo de equalizar a pressão e facilitar a manutenção preventiva e corretiva da rede sem prejuízos para a distribuição de água aos consumidores.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação