Balcão Virtual realiza primeiro atendimento com advogado direto de Paris

A partir de agora, os advogados já podem contar com um novo canal de atendimento para tirar dúvidas e solicitar demandas junto à Justiça de Mato Grosso. Isto porque o Balcão Virtual - plataforma de atendimento por videoconferência, que faz a comunicação entre os advogados e as secretaria das unidades judiciárias – iniciou seus primeiros atendimentos na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2021.

Direito da França - Um dos primeiros a experimentar a nova plataforma foi o advogado Mauro Marchiori, que solicitou um atendimento à Secretaria Civil Unificada, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, direto da capital francesa, Paris.

“O atendimento funcionou muito bem! Vi pelo site do Tribunal que o serviço estava disponível e resolvi acessar. Logo que cliquei no link, já fui direcionado para a plataforma de videoconferência do Microsoft Teams. Esperei menos de 5 minutos e já fui atendido. Eu fiquei bastante impressionado, pois nos outros estados ninguém implementou isso ainda. Em São Paulo, por exemplo, o atendimento está sendo feito por telefone. E esta ferramenta é muito melhor do que o telefone. Estou em Paris, mas cuido deste caso em Mato Grosso e facilitou muito para mim”, garantiu o advogado.

Thayná Barbosa, diretora da Secretaria Civil Unificada do TJMT, que acompanhou o atendimento de Mauro, conta que a solicitação do advogado foi prontamente atendida. “Ele entrou em contato para pedir prioridade no julgamento, uma vez que o cliente dele é idoso. E logo após o atendimento foi dado o devido impulsionado para constar nos autos que se trata de processo com prioridade”, contou Thayná.

Atendimento on-line - A diretora acredita que embora a intenção não seja substituir o balcão físico, muito em breve o Balcão Virtual deverá se tornar um canal prioritário de atendimento. “São vários os benefícios trazidos pelo Balcão Virtual, mas a comodidade do advogado não precisar se deslocar até o Tribunal é, certamente, a maior vantagem. Sem contar com a economia de recursos, especialmente dos advogados que estão fora de Cuiabá”, explicou.

A experiência com a plataforma também foi bastante positiva para a gestora administrativa da Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência, Célia Corvoisier. “A ferramenta é mais uma forma de promover a agilidade no atendimento aos advogados. Temos recebido diversas solicitações, como andamento e impulsionamento de processos, e conseguimos dar um retorno em tempo real”, destacou a gestora.

O Serviço - No Balcão Virtual, o atendimento é feito sem agendamento e em tempo real, da mesma forma que é prestado no balcão físico da unidade. Através da plataforma de videoconferência, o advogado pode entrar em contato com a unidade de atendimento das Secretarias Cíveis, Criminais, Órgão Especial, Secretarias Auxiliares da Presidência e Vice-Presidência, e Conselho da Magistratura, para tratarem de assuntos envolvendo processos físicos ou eletrônicos em tramitação.

Quando se tratar de processo que tramita em segredo de justiça, o advogado deve apresentar documento original com foto antes de ingressar na reunião. O recurso funciona durante o horário de expediente do Poder Judiciário.

Para utilizar a ferramenta, basta clicar no banner localizado no centro do site do Poder Judiciário ou acessar https://balcaovirtual.tjmt.jus.br .

Fonte: Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT