Vereadoras requerem farmácia 24h na rede municipal de Tangará

Em mais uma Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (26), foram apresentadas matérias de autoria do Poder Legislativo com temas relevantes para o desenvolvimento do município de Tangará da Serra.

O Projeto de Lei Nº02/2021 de autoria conjunta entre as vereadoras Dona Neide (PSDB) e Sandra Garcia (PSDB) foi solicitada a criação de farmácia 24h, na rede municipal de saúde, para atendimento dos usuários, defendem as parlamentares.

“Os feriados, dias santos, sextas-feiras no fim da tarde, sábados e domingos, o paciente com sintomas moderados a grave, vão procurar a UPA. Com febre, muita dor, mal estar, e chega lá, o médico até prescreve a receita só que se o paciente não tiver condição de comprar na farmácia privada esse remédio que foi prescrito a ele na sexta-feira no fim do dia, ele só vai ter acesso a esse medicamento na segunda-feira. Então muitas vezes, um antibiótico, um anti-inflamatório e se o paciente não tiver condições de comprar, e existe muitos pacientes nossos nessa condição, ele tem que ficar esperando o horário de expediente de nossa farmácia municipal. Então estamos pedindo que se mantenha na farmácia 24h, pelo menos 80 medicamentos, àqueles essenciais e os médicos já sabendo, vão prescrever exatamente aquele medicamento, e quanto ao atendimento, que se abra uma sala ali mesmo na UPA, para atender a população”, argumenta a vereadora Sandra Garcia.

“A iniciativa que propomos que se cria uma farmácia ligada ao Pronto-Socorro, resolve o mais grave problema que a saúde pode ter que é a distância entre o diagnóstico feito pelo médico e o tratamento do quanto mais curto mais curto melhor é o resultado apresentado. Esclarecemos que a idéia foi implantada no município de Jaguariúna-SP e se trata de um grande avanço a saúde da nossa população”, destaca a vereadora Dona Neide.

Conforme destacam as parlamentares, a sugestão é que seja disponibilizado o serviço de atendimento 24 horas, considerando que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona ininterruptamente.

Fonte: Larissa Grella - Assessoria de Imporensa