Seduc planeja remodelar Cejas para aumentar locais de oferta de aulas e provas


As provas online para certificação do ensino médio, que hoje são disponibilizadas para apenas 20 municípios, serão ampliadas para 32 cidades

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) planeja remodelar o atendimento dos Centros Educacionais de Jovens e Adultos (Cejas) da rede estadual de ensino, para possibilitar que os alunos possam receber instrução em bairros mais próximos de casa. As provas online para certificação do ensino médio, que hoje são disponibilizadas para apenas 20 municípios, serão ampliadas para 32 cidades. A proposta deve ser apreciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

As 21 unidades do Ceja que o Estado possui serão reorganizadas para ofertarem suas atividades no período noturno, em escolas da rede de ensino que já estão em funcionamento apenas no período matutino e vespertino.

“Ao invés dos alunos terem atendimento em um único local, geralmente em região central da cidade, eles vão receber atendimento nos bairros. A assessoria pedagógica vai organizar para que eles fiquem mais próximos da casa deles. Alguns municípios vão sair de apenas uma unidade escolar, para até três escolas ofertando aulas para o público jovem e adulto”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O objetivo é descentralizar e melhorar a oferta dos serviços, e otimizar a utilização de estruturas escolares já existentes em Mato Grosso para atender os alunos ativos que fazem parte do programa.

“Entendemos também a importância de fazer uma busca ativa de pessoas que fazem parte do público alvo do Ensino de Jovens e Adultos para que todos tenham acesso à oportunidade de concluir os seus estudos”, conta o secretário.

Com as mudanças, as provas online para a certificação do ensino médio para Jovens e Adultos (EJA) poderão ser feitas em 32 municípios, 12 a mais do que o número de cidades atendidas atualmente. Já o ensino para Jovens e Adultos deve ser estendido para atender aos 141 municípios de Mato Grosso, utilizando as escolas estaduais existentes.

Fonte: Lorena Bruschi | Secom-MT