Eleitor terá resultado nos 141 municípios ainda no domingo, garante Diretor do TRE


"Devemos ir dormir neste domingo sabendo o resultado das eleições”. É o que estima o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) Mauro Sérgio Diogo. Em coletiva à imprensa neste sábado, 14, ele evitou cravar um horário para o resultado das eleições deste domingo, 15, mas considera que será possível saber o resultado nos 141 municípios que devem escolher prefeitos, 1.350 vereadores e um senador. Somente a Capital poderá ter segundo turno.

O curioso é que apuração deve começar pelos 141 locais de difícil acesso, como territórios indígenas e outras zonas eleitorais em localidades rurais. Isso porque a tecnologia de transmissão de dados utilizada vai repassar as informações via satélite diretamente aos computadores no local de apuração no TRE. 

A agilidade no processo de apuração no país tem sido aprimorado desde que foi instituída a urna eletrônica que começou a ser usada em 1996. Antes, a eleição ocorria por voto em cédulas, como ocorre nos EUA, onde os eleitores esperaram alguns dias para saberem os resultados da apuração com a contagem manual dos votos impressos. 

Já na Capital os primeiros resultados devem vir das urnas localizadas em escolas do centro onde, neste ano, foi aplicada nova metodologia e tecnologia que permitem a transmissão de dados via internet. 

O que espera o presidente do TRE-MT, o desembargador Gilberto Giraldeli, é que o eleitor leve em torno de 2 minutos dentro da sala de votação. “Com as regras para evitar o contágio do novo coronavírus, estamos pedindo que cada um leve sua caneta para facilitar e agilizar o procedimento de identificação. Se for preciso higienizar a caneta dos mesários para cada eleitor, pode demorar mais”, explicou.

Fonte: Andhressa Barboza - Redação RD News