OUTUBRO ROSA - O cuidado continua no mês conscientização sobre o câncer de mama


O Governo Federal investe em apoio técnico aos gestores e profissionais do SUS mediante a produção de relatórios e informativos para monitoramento de indicadores das ações de detecção precoce e da rede de atenção para o controle do câncer

Outubro é lembrado como o mês de prevenção ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que em 2020 o Brasil tenha cerca de 66.280 novo casos, e o alerta é que a prevenção é o melhor remédio, isso porque cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como por exemplo:

- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
- Diagnóstico precoce: 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, o que aumentando a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. 

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. 

A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico. 

Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, conforme indicação médica.


Com informações do Inca