Deputado estadual visita Casa das Pretas e comemora espaço de reconhecimento para população negra


“Faço questão de trazer minhas filhas nesse espaço, para que possam crescer sabendo que temos um ambiente de referência”, disse o deputado estadual Henrique Lopes (PT), durante inauguração do Centro Cultural Casa das Pretas, em frente à Praça da Mandioca, em Cuiabá, no sábado (3). O local está em fase de estruturação e deve contar com biblioteca, loja de artesanatos e oficinas afro, além de atividades de profissionalização. 

Único parlamentar negro em Mato Grosso, o sindicalista se emocionou com a criação de um Centro Cultural que tem como objetivo fortalecer a população negra. A Casa das Pretas será administrada, e foi idealizada, pelo Instituto de Mulheres Negras (Imune). 

“É um espaço icônico, funcionando bem no Centro, coração de Cuiabá, em frente à Praça da Mandioca, que é frequentada por boa parte dos cuiabanos. Quero parabenizar muito a presidente do Imune, Antonieta Costa, por seu esforço e dedicação em articular esse Centro Cultura, que é de extrema importância para referência dos negros”, afirmou. 

Para o deputado estadual, é importante que sejam idealizadas iniciativas que fortaleçam a política de identidade da população negra, inclusive para que políticas públicas sejam propostas. “Na condição de deputado estadual estou à disposição do movimento para que possamos articular programas de apoio e projetos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Somos maioria, mas na hora das políticas públicas, nem sempre somos reconhecidos”. 

Henrique ainda ressaltou que, assim que informado de que substituíria o deputado estadual Valdir Barranco (PT), durante processo eleitoral para a vaga suplementar no Senado, não “pensou duas vezes” antes de procurar os representantes do movimento negro para construção coletiva durante seu mandato temporário. 

“Enquanto único parlamentar negro em Mato Grosso, não posso negar a minha essência e a minha ancestralidade. Nesses 60 dias vamos pensar juntos em ações que representem a população negra em um espaço que, antes da minha posse, não tinha representatividade negra há 12 anos”, afirmou.

Fonte: Bruna Barbosa - Assessora Parlamentar