PM celebra 185 anos com lives de entregas de honrarias, promoções e atrações musicais


A Polícia Militar realizará dois eventos online para celebrar o aniversário de fundação. As solenidades terão público reduzido e medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 serão adotadas

Esta semana, a Polícia Militar de Mato Grosso realizará dois eventos online para celebrar seus 185 anos de fundação. Nesta quarta-feira (02.09), a partir das 19h, a corporação realiza a Formatura de Imposição das Condecorações.

Na ocasião, serão entregues medalhas para diversas personalidades e militares por ações memoráveis ou heroicas à sociedade. A solenidade será realizada no pátio do Quartel Geral da PM.

Na sexta-feira (04.09), ocorre a formatura online de promoção de 462 policiais militares. O evento virtual contará com atrações musicais.

As solenidades terão público reduzido e medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 serão adotadas. As duas formaturas contarão com a apresentação do Corpo Musical da PM.

Os eventos serão transmitidos na íntegra pelas redes sociais da corporação e pelo Youtube, no canal TV PMMT. 

Na quarta-feira (02) A corporação entregará cerca de 100 medalhas em homenagem a policiais militares, autoridades e membros da sociedade civil pelos seus importantes serviços prestados à sociedade. Dentre os agraciados estarão 23 praças que receberão a honraria Medalha Homens do Mato - Grau Cavaleiro; medalha antes concedida apenas aos oficiais. 

Na sexta – feira (04), às 19h, o Comandante Geral da PM preside a formatura online de promoção de 462 policiais, entre praças e oficiais. Cada posto e graduação será representado por um militar. Para celebrar, o evento contará com seis atrações musicais: Anselmo e Rafael, Tiago Bareli e Juliano, Simone Duarte, Ariston Neto, Sambaxé e Felipe Lemes.

Balanço

Com efetivo de mais de 7 mil policiais militares, a PM celebra mais um aniversário destacando ações de enfrentamento ostensivo à criminalidade. De janeiro a junho, foram apreendidas três toneladas de entorpecentes; 700 chamados da população pelo disque denúncia foram atendidas pelos policiais. 

Cerca de 1.100 veículos roubados ou furtados foram devolvidos aos seus respectivos proprietários. Os policiais apreenderam mais de 1.230 armas de fogo, média de seis armas retiradas de circulação a cada 24 horas. 

Mesmo com a pandemia, a tropa não cessou os trabalhos e encarou de frente à Covid-19, fiscalizando o uso obrigatório de máscara facial, dispensando pessoas aglomeradas e combatendo festas clandestinas. Totalizando mais de 4 mil dispersões de pessoas e 280 mil abordagens de prevenção a Covid-19.

Para proteger a tropa contra o novo coronavírus, o Comando Geral da PM fez adequações nas instalações das unidades, quartéis e batalhões em todo o Estado.

Entre as medidas para proteger os policiais foi distribuído aos militares máscaras, luvas, álcool em gel, termômetros. Medidas de segurança como a suspensão de eventos, reuniões de trabalho, optando pela realização das atividades online também foram adotadas pela corporação.

Os projetos sociais ganharam ainda mais a atenção neste período, inúmeras ações de doações de cestas básicas e produtos de higiene às famílias carente foram realizadas por policiais militares.

O compromisso com as questões sociais motivou a PM a permanecer com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que continua educando mais de 28 mil crianças, jovens e adultos por meio de aulas online, já que as aulas presenciais estão suspensas devido a pandemia.

Fonte: Greyce Lima | Secom-MT