AGOSTO LILÁS - Servidores do Governo do Estado recebem orientações de combate a violência contra mulher

A ação foi realizada pelo Nepom órgão vinculado à Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Setasc

Em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização para o combate a violência contra a mulher, os servidores do Governo do Estado receberam laços lilás e folders com orientações sobre o tema. A ação foi realizada na manhã de quinta-feira (20.08) pelo Núcleo de Política para Mulheres (Nepom), órgão vinculado à Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e faz parte do programa Ser Mulher.

De acordo com a secretária adjunta de Direitos Humanos, Salete Morockoski, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar os servidores para a temática. “Dados apontam que nesse período de pandemia houve um aumento no índice de violência contra a mulher. Nesse sentindo, promovemos essa ação, buscando incentivar os nossos servidores a denunciarem e não ficarem anônimos a esses dados”, destacou.

Além das entregas dos folders e dos laços, os servidores tiveram um momento de bate-papo com a psicóloga Simone Machado de Souza e a assistente social, Fátima Vieira do Prado. Elas explanaram dúvidas e reforçaram os direitos das mulheres em caso de abuso, com a Lei Maria da Penha que neste mês, completou 14 anos.

“A nossa proposta foi promover uma ação para lembrar os nossos servidores sobre este tema. É extremamente importante que eles vistam a camisa e participem do combate a violência contra as mulheres”, explicou a assistente social, Fátima Vieira do Prado.

Sinal Vermelho

No mês de julho, a Setasc em conjunto com a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, aderiu à campanha nacional “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”. A ação foi criada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país, permitindo que essas mulheres se identifiquem nas farmácias e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. Com um X vermelho na palma da mão, a vítima sinaliza que está em situação de violência e pede ajuda.

A titular da pasta, Rosamaria Carvalho, frisa que o Estado tem buscado políticas de enfrentamento à violência contra mulher. “Para reforçar o combate a este crime estamos com a previsão para os próximos meses, inaugurar ao Plantão Especializado em Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, que vai funcionar 24 horas. O nosso objetivo é diminuir esses dados alarmantes sobre este crime”.

Fonte: Quéren-Hapuque | Setasc/MT