Parceria – Governo de MT e Prefeitura de Tangará da Serra contratam mais leitos de UTI para tratamento de Covid-19


Foram habilitados seis novos leitos de UTI no Hospital Santa Ângela

O Governo de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Tangará da Serra, contratou mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19 no município. A parceria foi oficializada nesta segunda-feira, 27, junto ao Hospital Santa Ângela, unidade de saúde privada da cidade.

De acordo com o prefeito Fábio Martins Junqueira, foram habilitados seis novos leitos de UTI para atendimento exclusivo da Covid na unidade particular. Esse quantitativo soma-se aos 13 leitos públicos habilitados para tratamento intensivo no Hospital Municipal e outros seis particulares. Com isso, o município passa a contar com 25 leitos de UTI exclusivos para o combate à pandemia.



“Concluímos a articulação com o Hospital Santa Ângela e com a SES [Secretaria de Estado de Saúde)] para habilitar 6 leitos novos de UTI para atendimento de Covid-19”, anunciou o chefe do Executivo, ao explicar que o Município ainda encaminhou a solicitação de credenciamento e habilitação junto ao Ministério da Saúde para atendimento aos municípios da região. O pedido de habilitação para o custeio é feito pelos municípios com a anuência do estado, que garantem a estrutura para funcionamento dos leitos.

Os novos leitos habilitados, de acordo com documento, estão equipados com ventiladores pulmonares, monitores multiparâmetros, oxímetros de pulso e oxigênio, bombas de perfusão/infusão e de seringa, usina/rede de gases, além de suporte para hemodiálise. Os recursos humanos contam com médicos intensivistas e plantonistas (com a devida escala), enfermeiro (incluindo um RT), técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Desde o início da pandemia, o Estado já abriu mais de 200 UTIs em todas as regiões de Mato Grosso, e há cerca de 190 em processo de abertura, em parceria com os prefeitos.

Fonte: Redação DS