Gestores apresentam preocupações com retorno das atividades escolares em Mato Grosso

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, relatou a preocupação dos gestores municipais com o retorno das atividades escolares em todo o estado. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (13), durante a sétima reunião da comissão especial de retorno das aulas, da Assembleia Legislativa. A comissão também conta com a participação dos deputados estaduais da comissão permanente de educação, Governo do Estado, conselhos e entidades representativas dos estudantes e dos trabalhadores da área.

Após apresentação da Secretaria de Estado de Saúde com as projeções para a pandemia do novo coronavírus no estado, Fraga ressaltou que os prefeitos estão preocupados com o impacto do possível retorno das aulas em agosto. “Diante dos dados apresentados pela SES, não vislumbramos a possibilidade de um retorno seguro no início de agosto, conforme plano apresentado pela Secretaria de Estado de Educação”, disse.

“Em agosto começam as campanhas eleitorais nos municípios, o que pode aumentar o número de contaminados e da necessidade de leitos. Além disso, precisamos de um protocolo sanitária para orientar os gestores, que precisarão de tempo para adequar as estruturas físicas das escolas e o transporte escolar”, acrescentou.

O municipalista colocou a AMM à disposição da Seduc para trabalhar em conjunto pelo retorno seguro das aulas.

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, afirmou que a pasta tem interesse em estreitar laços com os municípios, que já trabalham em parceria na formação continuada e no transporte escolar.

Projeções

Gilberto Figueiredo abriu a apresentação da SES sobre as projeções da pasta para crise sanitária em Mato Grosso. Ele afirmou que os indicadores futuros não são bons e disse não ver possibilidade de retorno das aulas a curto prazo. De acordo com o secretário, a curva de contaminação ainda é ascendente e o sistema de saúde está em colapso, com 98% de taxa de ocupação.

A previsão atual da secretaria é de que o estadão enfrente problemas com a Covid-19 até janeiro de 2021, sendo o pico de contaminação em agosto com alta do número de óbitos até setembro.

O presidente da comissão especial, deputado Valdir Barranco, lembrou que o período de queimadas e estiagem que a população deve enfrentar nos próximos meses pode ser mais um agravante do quadro. Ele reforçou o pedido para que a SES trabalhe em conjunto com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na elaboração de um protocolo de retorno das aulas com segurança sanitária.

Fonte: Agência de Notícias da AMM