Consumidores podem pesquisar preço de produtos no aplicativo do Nota MT

Mecanismo permite avaliar preços e dá opções de escolha ao consumidor

Uma nova funcionalidade foi disponibilizada aos consumidores cadastrados no Programa Nota MT, o Menor Preço. O anúncio foi feito pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, nesta segunda-feira (20) durante o sorteio especial de São João do Nota MT que distribuiu cinco prêmios de R$ 50 mil.

O Menor Preço do Nota MT permite aos participantes do programa pesquisar o menor preço dos produtos nos estabelecimentos comerciais que possuem inscrição estadual junto à Secretaria de Fazenda. Os valores são obtidos das notas fiscais, com ou sem informação do CPF, emitidas por esses comerciantes.

“Nós temos uma nova funcionalidade no Nota MT que é o Menor Preço. Então agora o consumidor pode informar, dentro do aplicativo, o produto que ele quer comprar e na área que ele estiver vai pesquisar todas as lojas que vendem aquele produto e quais os preços praticados. Nós esperamos que isso, e como já vem acontecendo, ajude as pessoas a pesquisarem e a fazer as melhores compras das suas necessidades”, explica o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

De acordo com a equipe de Tecnologia da Informação da Sefaz, responsável por desenvolver a nova funcionalidade, o Menor Preço atualiza as informações dos valores praticados no mercado a cada 24 horas, durante o período da noite, buscando os dados das notas fiscais transmitidas e aprovadas pela Sefaz. São considerados os documentos fiscais da última venda de cada estabelecimento para o produto disponível na base.

Pelo Menor Preço o consumidor pode pesquisar qualquer tipo de produto seja combustível, itens de alimentação, equipamentos eletrônicos, móveis, artigos para casa, vestuário, calçados, entre outros. A pesquisa de preço pode ser realizada pela descrição do produto ou pelo código de barras.

Para o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, o serviço vai auxiliar os cidadãos no momento da compra, proporcionando economia. “O Nota MT também presta serviços ao cidadão, ajuda na escolha do produto para ele comprar pelo menor preço. Por isso, utilize o Nota MT que além de ganhar dinheiro nos sorteios, ajudar uma instituição, você economiza dinheiro também. Você ganha dinheiro no sorteio e economiza fazendo a melhor compra pelo menor custo”, afirma Gallo.

Atualmente, o Menor Preço do Nota MT está disponível apenas para dispositivo móveis nas plataformas Android e iOS. Em breve a funcionalidade será disponibilizada também no site do Nota MT, no www.nota.mt.gov.br.

Fonte: Lorrana Carvalho | Sefaz/MT