Videoaulas do Pré-Enem Digital estão disponíveis também no Youtube

O Pré-Enem Digital visa apoiar e dar suporte aos estudantes das escolas públicas que estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

As videoaulas do projeto Pré-Enem Digital, ação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que são transmitidas pela TV Assembleia, de segunda a sábado, também estão disponibilizadas no Youtube. A Seduc criou o projeto “Pré-Enem Digital” com o objetivo de apoiar e dar suporte aos estudantes das escolas públicas que estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

Após serem transmitidas pela TV, a equipe da Seduc disponibiliza essas aulas também no canal do YouTube “Pré-Enem Digital”, ficando à disposição dos alunos para que possam revisar e estudar em momento oportuno.

Até agora, já foram transmitidas 52 videoaulas. Os conteúdos são focados nas quatro áreas do conhecimento que são exigidas no Enem.

Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o projeto conta com uma equipe altamente comprometida e qualificada, composta por 33 professores, tanto da rede pública de ensino quanto da rede privada, que estão sendo voluntários nesse trabalho.

Toda a produção dessas videoaulas está sendo a custo zero para os cofres públicos. As gravações são feitas com equipamentos do Estado e no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

“Estabelecemos uma rede de trabalho colaborativa entre os professores das diversas redes de ensino de Mato Grosso. Esses profissionais estão produzindo um material de altíssima qualidade que vai contribuir significativamente com a trajetória pessoal e profissional dos nossos estudantes, principalmente daqueles que pretendem realizar o Enem”, observa.

As videoaulas são transmitidas de segunda a sábado, das 7h às 8h. A TV Assembleia é transmitida pelos canais 30.1 e 30.2 (aberta e HD Digital) e 10 (Net TV).

Além do canal no youtube “Pré-Enem Digital, as aulas também estão disponíveis na página do Facebook da Seduc.

O professor de Língua Inglesa Lauro Luiz Pereira Silva, que leciona na Escola Estadual Antônio Cristino Cortes, no município de Barra do Garças (a 509 quilômetros de Cuiabá), é um dos profissionais que está contribuindo com a elaboração das aulas. O professor, que percorre os 509 quilômetros até Cuiabá para fazer as gravações das aulas, diz que sente muito feliz por participar do projeto.

“É uma honra fazer parte dessa equipe de professores, que se dedicam para a melhoria dos índices do ensino-aprendizagem das nossas escolas em Mato Grosso. Estamos ajudando milhares de estudantes e dando a eles a oportunidade de uma perspectiva de vida melhor”.

Para o professor, o Pré-Enem digital tem uma relevância muito significativa, pois ao disponibilizar o material no youtube permite que os estudantes não só de Mato Grosso, mas de todo o Brasil, tenham acesso às aulas.

“Esse projeto dá oportunidade ao estudante de se preparar para o exame e revisar os componentes curriculares do ensino médio, tudo em seu tempo, estabelecendo a sua rotina, ou seja, ele pode fazer o seu planejamento de estudo para quando achar melhor”.

O professor de química Mário Pinto de Arruda Neto, que leciona no Colégio Notre Dame de Lourdes e é um dos voluntários no projeto, também diz que se sente feliz em poder usar um pouquinho do seu tempo e do que sabe para ajudar tantos jovens.

“É um projeto maravilhoso. Ao criar essa plataforma digital, a Seduc está dando aos jovens e adultos, que estão em suas residências sem poder ir à escola, a oportunidade de estudar e se preparar para o Enem”.

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT