Com estoque de sangue baixo, Unitan de Tangará pede para comunidade fazer doações

A Unitan atende, além de Tangará da Serra, pacientes das cidades de Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia e Sapezal

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) tem adotado estratégias para sensibilizar a população para a importância de se doar sangue. Isso porque durante a pandemia do coronavírus, muita gente deixou de doar e o estoque está reduzido.

De acordo com Juliana Gramarin, coordenadora da Unitan, medidas de higiene foram adotadas para garantir segurança ao paciente e as doações podem ser marcadas com antecedência, por telefone, para evitar aglomeração.

“Nossa coleta caiu muito, e as pessoas continuam precisando de sangue, continuam ocorrendo acidente, cirurgias, as pessoas que fazem hemodiálise, as que estão em UTIs e que usam uma quantidade grande de sangue”, disse Aline.

A coordenadora pede para que os doadores compareçam para fazerem suas doações e ajudarem a manter o estoque em nível de segurança. “Estamos tomando todos cuidados para que não acontecça aglomeração, para que as pessoas fiquem tranquilas e seguras, pois não irão correr risco de contaminação de nenhuma forma. O ideal é que as doações sejam regulares”, falou.

A Unitan atende, além de Tangará da Serra, pacientes das cidades de Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia e Sapezal.

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsável), não podem estar passando por tratamento médico e odontológico, devem estar bem alimentadas e hidratadas e irão passar por uma triagem.

A Unitan está localizada na Rua 5, Jardim Europa, em Tangará da Serra e o telefone é o (65) 3326-2529.

Fonte: Alexandre Rolim - Redação Tangará em Foco