Biblioteca Estevão de Mendonça ensinará Libras nas redes sociais

O projeto "Momento Libras" reunirá uma série vídeos que serão disponibilizados gratuitamente toda semana

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça lança nesta segunda-feira (27.04) o projeto “Momento Libras”. A ideia disponibilizará gratuitamente pela internet vídeos com conteúdo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público interessado em aprender um pouco sobre esse meio de expressão e comunicação.

O primeiro vídeo traz o alfabeto em Libras e estará disponível nas redes sociais da Biblioteca (Youtube, Facebook e Instagram) nesta terça-feira (28.04). De acordo com o coordenador do projeto, Carlos Santos, toda semana o público poderá acessar um novo vídeo com conteúdo diferente. Para começar, serão abordados temas como abecedário, números, saudações, família, cores, pronomes, verbos, expressões que remetem a piadas ou humor, e até mesmo diálogos com e sem legenda para os participantes praticarem o conhecimento.

“Ao se pensar na implementação de política das diferenças e discutir acerca dos aspectos da educação inclusiva no âmbito das bibliotecas, o projeto ‘Momento Libras’ visa à capacitação de profissionais da educação, alunos da rede de ensino e toda a sociedade, disponibilizando componentes curriculares do ensino de Libras. Assim poderão ser utilizados como recurso pedagógico em sala de aula ou mesmo no dia a dia das pessoas", explica Carlos.

A capacitação online oferecerá o conteúdo básico para o aprendizado de Libras, e os participantes terão direito a certificado de 40 horas. No entanto, para solicitar o documento, será necessário interagir nas redes sociais, tirando dúvidas e compartilhando experiências de aprendizado, além de fazer avaliação final.

Ao final, a equipe da Biblioteca Estadual montará um acervo de vídeos que ficará disponíveis para consulta e pesquisa no espaço cultural.

Fonte: Graciele Leite | Assessoria Secel