TCE-MT capacita coordenadores do PDI de 23 municípios

Os resultados alcançados no ano passado pelos 23 municípios que participam do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), foram apresentados aos participantes do workshop de capacitação, realizado na sexta-feira (13), na Escola Superior de Contas. O curso foi destinado aos responsáveis pela coordenação do Projeto I (Planejamento Estratégico) e Projeto II (Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã) dos 23 municípios. Durante todo o dia os participantes assistiram palestras e laboratórios para que pudessem interagir melhor no cumprimento das metas em 2020. O evento é organizado pelas secretarias de Apoio às Unidades Gestoras e Articulação Institucional do TCE-MT.

Representando a Corte de Contas, o conselheiro substituto junto à Presidência, Luiz Henrique Lima, fez una análise a respeito dos resultados alcançados até agora. "Em diversos municípios houve avanços e são muito estimulantes. Uma iniciativa que já produziu frutos em termos de aprimoramento da gestão pública em diversas áreas. São resultados bem positivos e estamos muito satisfeitos, mas ainda têm muitos passos para percorrer. Esse workshop se destina exatamente a estimular ainda mais os coordenadores locais e ter mais ferramentas para avançar no trabalho", disse.

Luiz Henrique comentou ainda que o PDI é um projeto realizado pelo TCE com muita seriedade e em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). "Já se nota em vários municípios que a cultura do planejamento na gestão está criando raízes e, por isso, os resultados aparecem. Então, o evento de hoje é mais um passo numa caminhada que tem sido bem sucedida", avaliou.

A secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo, ressaltou que este é o segundo ano que o Tribunal de Contas está capacitando os coordenadores responsáveis pelos projetos I e II do PDI. "A diferença é que este ano a capacitação foi programada para que os coordenadores dos dois projetos estejam sempre juntos nas atividades da capacitação". Na manhã de sexta-feira (13) a secretária fez uma apresentação dos resultados gerais do PDI de 2019 e falou sobre as perspectivas para este ano.

A secretária argumentou ainda que ao verificar os resultados dos projetos I e II dos municípios adesos produzidos no ano passado ficou muito claro que houve avanços. "Isso, em parte, tem a ver com a maturidade dos coordenadores. Com esta capacitação que estamos realizando agora certamente os resultados serão ainda melhores, pois existe uma convergência, um ponto de contato entre as ações e depende da articulação, da mobilização e da integração do coordenador do Projeto I como o coordenador do Projeto II. Ainda vamos mostrar aos coordenadores as melhorias que fizemos no Gerenciamento do Planejamento Estratégico e, assim, eles poderão lançar as 20 ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano".

Presente no evento, o prefeito de Juína, Altir Antonio Peruzzo, disse que o PDI faz com que todo o Executivo municipal sente e discuta um planejamento de administração factível ao longo do ano. "O PDI garante o planejamento permanente das metas. A capacitação é necessária porque os servidores é que executam as atividades previstas para atingir as metas previstas no Planejamento Estratégico. Eu acho essencial esse workshop, para dar mais eficiência ainda aos coordenadores locais".

Fonte:Assessoria TCE