Quinze mil litros de álcool são doados por empresas ao governo do Estado; total será de 200 mil

Quinze mil litros de álcool 70% doados por empresas do setor sucroalcooleiro foram entregues na manhã deste sábado (21) ao Governo de Mato Grosso. No total, serão 200 mil litros destinados à prevenção do contágio do novo coronavírus (COVID-19), que vão para hospitais, policlínicas, UPAs, nas unidades públicas da Polícia Militar, Bombeiros, e todas aquelas áreas que prestam serviços essenciais ao cidadão. A intenção é preservar os profissionais que estão enfrentando esse momento de combate à pandemia.

De acordo com a assessoria do Governo de Mato Grosso, a arrecadação foi coordenada pelo Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool-MT) junto à empresas do setor. “Começamos hoje a distribuição desse material para as unidades de saúde, de segurança, também vamos dar apoio para as prefeituras, para que nós possamos garantir segurança dos profissionais, e que possamos dar continuidade nos serviços essenciais para a nossa população. Quero agradecer a todos os voluntários que estão ajudando nesse momento, que se Deus quiser, vamos superar”, explica o governador.

O governador explica que o produto para fazer o gel não está mais disponível no mercado brasileiro, mas o álcool 70% que será utilizado tem a mesma eficácia. “Quero agradecer muito as usinas que produzem etanol aqui no estado, e a muitas outras empresas da Baixada Cuiabana, de Várzea Grande, do interior, que têm se apresentado para colaborar com o governo e com o povo de Mato Grosso nesse momento. Até o momento recebemos 200 mil litros de doação de álcool 70%”, afirma.

“Pedimos para a população evitar o convívio social, ficar em casa, você que é jovem tome muito cuidado porque os seus pais, avós, tios, as pessoas mais idosas, são mais vulneráveis. Devemos tomar os cuidados necessários para que possamos evitar a disseminação do vírus Covid-19”, reafirma Mendes.

As doações chegaram em galões de 20 litros e voluntários da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) irão envasar o álcool 70% em embalagens menores, de 200 ml, 500 ml, e de 5 litros.

“Os associados não mediram esforços, apesar de estarem na entressafra da cana, e conseguimos reunir os 200 mil litros. Este é o primeiro carregamento, mas já temos outro caminhão tanque carregando em Nova Olímpia mais 40 mil litros, até atingirmos ao longo da próxima semana”, explica Jorge dos Santos, diretor do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool).

De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) Cézar Miranda, essa primeira carga veio do Grupo Barralcool, que atua desde 1980 em Barra do Bugres. Foi montada uma operação para trazer o álcool em segurança até Cuiabá, com a colaboração de muitos setores.

“É gratificante a solidariedade, temos várias empresas do estado, não só aquelas que doaram, mas outras empresas que estão trabalhando e colocando equipamentos que estavam parados para manutenção, e depois, serão disponibilizados para envasar o álcool em garrafas de menor tamanho, para que a gente possa distribuir”, conta.

Os primeiros a receber o álcool serão a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Central de Regulação, o Laboratório Central (LACEN) e o Hospital Santa Casa.

“É de suma importância essa operação que está tirando a preocupação que tínhamos porque este item não está mais disponível no mercado. Estamos solucionando cada etapa, e vamos ter sucesso na contenção do avanço do coronavírus”, explica o secretario de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Segundo ele, o uso do álcool é imprescindível para esterilizar as mãos e as superfícies dentro das unidades hospitalares.

O estoque regulador será concentrado no Corpo de Bombeiros, e de acordo com a necessidade das unidades, a Secretaria de Saúde fará a distribuição em todas as unidades de Estado.

Unidades de Segurança do Estado também receberão álcool para a segurança dos profissionais que atuam nos serviços essenciais em contato direto com a população. “O álcool 70% é muito importante para a assepsia dos agentes que estarão na ponta atendendo todos os casos em Mato Grosso. O trabalho da Segurança começou escoltando a carga até Cuiabá e segue no envasamento e na distribuição. Vamos dar acesso ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar, que são dois órgãos que estão trabalhando diretamente na rua, na prevenção e no controle do Covid-19”, aponta o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, o Coronel BM Alessandro Borges Ferreira.

Fonte: Isabela Mercuri - Redação Olhar Direto