Entidades se unem para lançar a campanha do Fundo para a Infância e Adolescência-FIA

A Campanha do Fundo para a Infância e Adolescência-FIA 2020, será lançada em Cuiabá no próximo dia 5 de março ás 19h, na sede do Conselho Regional de Contabilidade. Para alinhar as ações os parceiros da campanha se reuniram ontem na Associação Mato-grossense dos Municípios, para tratar da divulgação e a mobilização dos municípios para o evento. Na reunião, a AMM foi representada pela coordenadora Geral, Juliana Ferrari.

A Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso-APDM, definiu com os parceiros as atividades que serão executadas durante os meses de março e Abril, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios, Conselho Estadual de Direito da Criança e Adolescente, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Unidade de Ações Sociais e Atenção a Família na coordenação da primeira dama Virgínia Mendes, Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social, Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, Ordem dos Advogados do Brasil, BPW, Federação das Associação de Moradores de Bairros e outras entidades.

A Presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso, APDM, Tayane Castro, enalteceu a importância de cada parceiro na campanha para o Fundo para a Infância e Adolescência 2020. A APDM atua na defesa das questões sociais com atuação técnica e operacional buscando o fortalecimento e defesa da política de assistência social.

A consultora da APDM, Fátima Dragoni explicou que são 107 municípios regulares para campanha em Mato Grosso. Conforme a programação já definida, o lançamento com as palestras vão acontecer em mais seis municípios polos. No mês de março, em Rondonópolis (11), Colíder (12), Barra do Garças, Guarantã e Alta Floresta (13), Nossa Senhora Livramento e Tangará da Serra (18), Paranatinga (17), Jaciara e Juína (19), Cáceres (25). Já no mês de abril em Lucas Rio Verde (01) Sinop (02, além de outros municípios interessados.

Entre as metas da campanha estão: sensibilizar e capacitar os profissionais da contabilidade para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, no ato da elaboração da declaração de imposto de renda dos seus cliente, ou seja destinar 3% imposto renda devido, deixando no seu município, além de sensibilizar os contribuintes na campanha destine parte do imposto de renda ao FIA do seu município.

O procurador de Justiça, Paulo Roberto Prado se colocou á disposição da campanha e reafirmou que o Ministério Público Estadual, está engajado na campanha. O órgão também vai contribuir com material de divulgação, espaço para lançamento no interior e principalmente na conscientização da sociedade.

Na última segunda-feira, o CRC organizou uma palestra em parceira com a Receita Federal. Na ocasião o auditor fiscal Renato Moreira, explica sobre a destinação do Imposto de Renda na causa social. 80% das declarações são de responsabilidade dos contadores. Portanto eles podem participar diretamente desse projeto de inclusão social para a destinação do imposto de renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente.

As empresas que fazem a destinação podem fazer marketing social, uma prática, segundo ele, pouco comum no Brasil, mas amplamente difundida em outros países. “Nos últimos anos, vem aumentando o número de crianças e adolescentes expostos à violência, exploração sexual, ao trabalho forçado e consumo de drogas. Os recursos destinados ao FIA ajudam a mudar esse quadro”, assinalou.

Fonte: Agencia de Notícias da AMM/CRC