Gestores de previdência dos municípios participam de capacitação na AMM

Para preparar os gestores de previdência para o Exame de Certificação de Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, está sendo realizada, na Associação Mato-grossense dos Municípios, uma capacitação com a participação de dirigentes dos Regimes Próprios e membros dos conselhos previdenciários dos municípios. O curso, que é realizado pelo Consórcio Intermunicipal dos Regimes Próprios de Previdência Mato-grossense – Consprev, com o apoio da AMM, vai se estender até esta quarta-feira (4). O exame visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam na gestão financeira dos Regimes Próprios e deve ser renovado a cada quatro anos.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que a capacitação é necessária para que os gestores estejam preparados para a aplicação dos recursos previdenciários de forma eficiente, visando a maior rentabilidade para os regimes próprios. “Além disso, o curso também é importante para orientar os gestores sobre o novo modelo previdenciário nacional que trouxe uma série de inovações. É importante que os técnicos das prefeituras estejam preparados para poder adequar os regimes municipais a essas mudanças que estão acontecendo em nível nacional e no âmbito do estado também”, frisou. 

O instrutor e economista Ronaldo Fonseca disse que a capacitação atende exigência legal que estabelece que os gestores municipais de previdência tenham conhecimento sobre o mercado financeiro. “A legislação que regula os RPPS tornou obrigatório que os membros do Comitê, gestores e conselheiros que lidam com recursos previdenciários que são aplicados no mercado financeiro, e que venham a ser pagos como benefícios previdenciários, tenham uma capacitação mínima para que entendam o funcionamento do mercado e façam a melhor gestão dos recursos”, explicou o instrutor.

Ronaldo destacou, ainda, que o mercado financeiro é muito dinâmico e sofre muitas influências de fatores internos e externo. O economista ressaltou que entre as opções de aplicações dos recursos estão a renda fixa, renda variável, inclusive aplicações em outros países. Em Mato Grosso, 106 municípios possuem RPPS, totalizando cerca de R$ 4 bilhões aplicados no mercado financeiro.

O diretor do Consprev, Renato Ferreira Lara, disse que o Consórcio frequentemente realiza os treinamentos para os dirigentes dos RPPS, considerando as normas legais e a necessidade de atualização sobre os temas relacionados à previdência. “Agradecemos a parceria da AMM neste evento e nas atividades do dia a dia. Todas as nossas ações são planejadas para garantir os melhores resultados para os municípios”, destacou. 

Participaram também da abertura da capacitação o diretor presidente do MT Prev, Elliton Oliveira, o secretário-adjunto de previdência do Cuiabá Prev, Fernando Mendes, o gerente da Agenda Assessoria, Carlos Raimundo Esteves, além das gestoras da previdência de Rio Branco, Rosa Maria de Jesus, e de Nova Nazaré, Kênia de Azevedo, entre outros.

Fonte:Agência de Notícias da AMM