Primeira-dama é empossada presidente de honra do Fundo de Apoio às Ações Sociais

Virginia Mendes atuará de forma voluntária e sem função remuneratória. Fundo foi criado pra subsidiar os trabalhos e ações da assistência social

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, tomou posse como presidente de honra do Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso (FUS/MT). O ato foi realizado a convite do Conselho Deliberativo do FUS, na tarde dessa sexta-feira (28.02). A Lei que criou o FUS/MT, em substituição do antigo Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (Fupis), foi aprovada em agosto de 2019, com atuação direta da primeira-dama do Estado. 

Na ocasião, Virginia Mendes ressaltou todo o esforço para a criação do Fundo. “Pesquisamos o melhor modelo para criação desse Fundo. Fomos para São Paulo em busca de referências e após empenho e convencimento de todos da importância dele para os trabalhos de assistência social, apresentamos a proposta para a Assembleia Legislativa e para o governador do Estado”.

O primeiro trabalho a ser desenvolvido com recursos do Fundo, conforme ela, atenderá ao público da primeira infância. 

A primeira-dama terá a missão de participar ativamente das decisões do Conselho Deliberativo do Fundo presidido por Rosamaria de Carvalho, secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com a participação de nove membros ao todo, sendo representantes governamentais e não governamentais.

“Sabemos de toda a dedicação da primeira-dama nas ações que beneficiam a população, principalmente a mais carente. Empossa-la como presidente de honra é o mínimo que podíamos fazer”, pontuou Rosamaria.

Entre as fontes de recursos do FUS-MT estão recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (Fundeic), recursos provenientes também de convênios firmados com o Governo Federal, com organismos internacionais, de transferências de outros fundos e até mesmo de doações de pessoas físicas e jurídicas com fins específicos para aplicação em ações sociais financiadas pelo Fundo.

Para uma das integrantes do conselho do FUS e representante do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Lindacir Rocha Bernardon, os recursos serão mais um reforço para a garantia de defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

“A criação do FUS vem confirmar que esse Governo está voltado para o social e que está empenhado em ajudar quem mais precisa”, disse.

Fonte: Vívian Lessa | Setasc-MT