Eleição da Mesa Diretora será antecipada

Mal começou o ano legislativo e os deputados estaduais já estão preocupados com a eleição da Mesa Diretora que ocorre apenas em setembro deste ano. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) afirma que existem deputados “afoitos” e garante que não irá admitir discussões sobre a eleição da Mesa Diretora neste momento.

Para o democrata, alguns parlamentares estão querendo antecipar um debate que deverá começar apenas após a eleição suplementar ao Senado Federal, marcada para 26 de abril.

“Eu não conversei com nenhum deputado sobre isso ainda, e acho que temos que esperar o momento certo. Vamos discutir isso lá na frente e, aí, oportunamente, cada deputado vai tomar a sua posição. Mas ainda não é o momento ainda, e eu não vou permitir que essa discussão comece agora, só depois da eleição do senado”, enfatizou.

Diante disso, o presidente afirma que fez um apelo aos seus colegas de Parlamento para que não deixe esse assunto prosperar neste momento.

“Eu inclusive estou pedindo para os deputados que não comecem a discussão de Mesa nesse momento, não está em pauta isso ainda. Pedi a eles pra deixar passar a eleição de Senado e lá por maio a gente começa a discutir a composição. Eu acho que tem alguns deputados muito afoitos”, completou.

Vale lembrar que, na sessão desta terça-feira, dia 04, foi apresentado uma Proposta de Emenda à Constituição que altera a data da eleição da Mesa Diretora da Casa de Leis.

A medida visa beneficiar a deputada estadual Janaína Riva (MDB), que é forte candidata a vaga de primeira-secretária na chapa encabeçada por Botelho, que deve disputar a reeleição.

Inicialmente a intenção era trazer o pleito de setembro para junho. O presidente, entretanto, afirma que a alteração não será não grande assim.

“Essa proposta de antecipação não é nada grande. Talvez antecipar uma semana ou duas por conta de um pedido da deputada Janaina, porque possivelmente ela vai ganhar nenê final de agosto, e como a eleição é na primeira semana de setembro, ela ficaria fora, e ela gostaria de votar e participar. Então, em respeito às mulheres e as mães, eu permiti a tramitação de uma PEC que possa mudar isso, mas não vai ser grande mudança. Caso aconteça será uma ou duas semanas para contemplá-la”, finalizou.

Fonte: KAMILA ARRUDA
Reportagem Diário de Cuiabá