Educadores discutem melhorias para escolas indígenas de Mato Grosso

As discussões estão sendo feitas durante o Encontro de Diretores das Escolas Estaduais Indígenas de Mato Grosso, realizado pela Seduc no Hotel Fazenda Mato Grosso

Cerca de 200 profissionais da educação estão reunidos em Cuiabá para discutir melhorias para a educação escolar indígena, tanto no âmbito pedagógico, como também no administrativo, financeiro e de infraestrutura. As discussões estão sendo feitas durante o Encontro de Diretores das Escolas Estaduais Indígenas de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento segue durante toda a semana (de 17 a 21.02) e conta com a participação dos diretores das 71 escolas indígenas da rede estadual, assessores pedagógicos, formadores dos 15 polos dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), além de lideranças indígenas de diferentes povos.

O encontro visa aperfeiçoar a qualidade do atendimento nas escolas indígenas, superar as dificuldades encontradas nas atividades realizadas pelos diretores e proporcionar, aos mesmos, diferentes possibilidades de melhoria de sua atuação.

Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o encontro está debatendo vários temas, mas o foco principal é subsidiar toda a comunidade indígena com conhecimentos necessários para o bom desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula.

“O objetivo é fazer com que esses gestores consigam dinamizar o processo de gestão escolar, tendo como foco principal a melhoria dos resultados pedagógicos”, observa a secretária. 

O coordenador da Educação Escolar Indígena da Seduc, Sebastião Ferreira de Souza, explica que o tema do encontro foi dividido em quatro eixos principais. O primeiro é o de infraestrutura, abordando a estrutura e manutenção das escolas, materiais e equipamentos, além do repasse da verba emergencial.

O segundo eixo é o administrativo, que tem como foco a organização escolar, o qual inclui o calendário escolar, registros e escriturações escolares, matriz, formação de turmas e sistema. Outro eixo abordado é o formativo, que destaca o planejamento financeiro da escola, com prestação de contas, tanto de recurso estadual como federal, e gestão patrimonial.

O quarto eixo concentra nas normas e legislação do sistema de ensino e as resoluções específicas da educação escolar indígena.

“Esse é um evento de extrema importância para a modalidade de educação escolar indígena, porque traz várias orientações e esclarecimentos aos novos diretores e assessores pedagógicos dessa especificidade, tanto na questão administrativa quanto pedagógica”, complementa Marioneide Kliemaschewsk. 

Para o presidente do Conselho Estadual Escolar Indígena, Filadelfo de Oliveira Neto, o evento ocorre em um momento importante, que é o início do ano letivo. Os gestores precisam dessa formação para acompanhar a política de educação escolar indígena da Seduc.

“Para nós, discutirmos a educação indígena, juntamente como o órgão mantenedor, que é a Seduc, é fundamental, pois precisamos desse apoio e de alternativas que avancem no processo educacional. Com essa iniciativa percebemos que toda a equipe da Seduc tem se esforçado bastante para que a educação escolar indígena, de fato, possa mudar de cenário e avançar no Estado”, destacou.

Durante o encontro estão sendo repassadas aos gestores, orientações sobre a implementação do Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC/MT) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O encontro é uma realização da Seduc, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT