Cuiabá ganhará primeiro hospital veterinário municipal


Cuiabá vai ganhar o primeiro hospital veterinário municipal (HVM). A obra da unidade, que levará o nome de “Manchinha”, será lançada nesta segunda-feira (17), pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A estrutura vai atender gatos e cachorros gratuitamente, com exames laboratoriais, consultas e cirurgias.

A instalação do HVM é mais um compromisso cumprido pela gestão Emanuel Pinheiro. “Já implantamos uma Diretoria de Bem-Estar Animal que trabalha no resgate, fiscalização de maus-tratos e na promoção da adoção responsável. Agora, daremos início a uma obra que será referência no país, com atendimento 100% público”, informou.

De acordo com a prefeitura, o prédio será construído em terreno em frente ao Cemitério Parque Bom Jesus, instalado na Rodovia Palmiro Paes de Barros, na saída para Santo Antônio de Leverger. No total, o HVM contará com três etapas para sua instalação completa. A primeira delas destina-se à implantação do pronto-socorro. Já na segunda fase será criado um centro veterinário com a implantação de canil e gatil, e a terceira, irá contemplar um espaço destinado ao lazer da população.

O local também se tornará a sede da Diretoria de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A estrutura vai contar com três consultórios, área para animais hospitalizados, área de controle emergencial, sala de raio-x, laboratório de análises clínicas e sala de cirurgia.

NOME - Em dezembro de 2018, por exemplo, uma cachorra de nome ‘Manchinha’, foi espancada até a morte no estacionamento de um hipermercado em Osasco (São Paulo), por seguranças e a atrocidade gerou repercussão em todo país. O nome escolhido para a unidade tem o intento de evidenciar o respeito aos animais pela gestão municipal de Cuiabá.

Só no ano passado, por meio do Disque Denúncia (0800 647 7755), a Diretoria de Bem-Estar da capital mato-grossense recebeu no primeiro semestre de 2019, 559 denúncias de maus-tratos, abandono e pedidos de resgate de animais atropelados em vias públicas. O prazo para entrega do HVM é de 150 dias.

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá