Acadêmicos da Unemat visitarão escolas da rede pública para explicar funcionamento do corpo humano

Acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso visitarão cinco escolas estaduais de Cáceres para conversar com estudantes sobre o funcionamento do corpo humano. A ação faz parte do projeto de extensão da Unemat “Desmistificando meu corpo: Nas interfaces da educação em saúde”, que nesta semana recebeu um manequim que permite demonstrações mais específicas sobre o funcionamento do corpo humano.

O manequim, adquirido por meio do projeto de extensão, também será utilizado nos laboratórios de habilidades médicas por acadêmicos dos cursos da área de Saúde da Unemat. O boneco, que tem as dimensões de uma pessoa adulta, permite que sejam realizados diversos procedimentos e manobras para primeiros socorros e de atendimento médico, além de permitir que os estudantes da rede estadual de ensino possam conhecer mais profundamente o corpo humano.

A coordenadora do projeto, professora Fabiana Aparecida da Silva, diz que a expectativa é que os estudantes das escolas estaduais Frei Ambrósio, Professora Ana Maria das Graças de Souza Noronha, São Luiz, Senador Mario Motta e Professor Demétrio Costa Pereira possam conhecer melhor o próprio corpo e com isso evitar situações de vulnerabilidade social. O projeto “Desmistificando meu corpo” teve início em 2014 e está em fase de finalização.

Funcionalidades do manequim:

O manequim, que atende ao projeto e também às aulas dos cursos das áreas de Saúde da Unemat, como Medicina e Enfermagem, permite que sejam realizados procedimentos como: banho no leito, banho de assento, higiene oral e auricular, passagem de sondas, punções toráxica, abdominal, lombar e do fígado e medula óssea, observação da estrutura anatômica abdominal dos órgãos vitais, administração de oxigênio, intubação, aplicação de injeções, posição para exames, curativos, traqueostomia entre outros.

Fonte: Lygia Lima - Portal UNEMAT