Material reciclável poderá ser trocado por créditos de transporte

A população cuiabana poderá trocar materiais recicláveis por créditos para celular, recarga no cartão transporte e desconto em livraria. A medida faz parte do programa “Cidade Limpa”, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. Por meio da iniciativa, a cidade passa a contar com as maquinas denominadas “Cuiabá Recicla”, que estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

No total, são oito equipamentos nos quais é possível depositar garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis. Até o fim de fevereiro, a expectativa é de que mais sete máquinas sejam disponibilizadas. O sistema segue uma ideia originária da Holanda.

Neste primeiro momento, as máquinas estão disponíveis para utilização na Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros, no Shopping Popular, na Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), no Parque das Águas; Parque Tia Nair, no Parque da Família, Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto) e na Estação Alencastro.

Ao realizar o descarte em uma das máquinas, além de contribuir com a limpeza urbana, o participante ainda acumula pontos que, posteriormente, podem ser trocados pelos benefícios. Além disso, o sistema permite optar pela transformação dos pontos em doações para entidades filantrópicas. "Essa é mais uma iniciativa inovadora dentro da área de sustentabilidade que lançamos. A Prefeitura de Cuiabá sai mais uma vez na frente, tornando-se o primeiro órgão público de uma capital brasileira a implantar essa atividade”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro por meio da assessoria de imprensa. “É uma ação que vem para consolidar a nossa gestão sustentável. Por isso, não vamos parar nessas oito máquinas. Até o fim de fevereiro vamos instalar mais sete e, ao fim de 2020, queremos chegar a 31", completou.

Conforme a prefeitura, a cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo “Retorna Machine” (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no “Cuiabá Recicla”. A partir disso, todas as vezes em que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos estabelecidos para cada uma delas serão direcionados para a conta ativada.

Cada máquina sustentável tem capacidade para receber cerca de 1.200 embalagens. Somado a isso, todas elas são equipadas com um sensor que envia um alerta quando o acondicionamento atinge 80% da capacidade. A implantação dos equipamentos na capital também reforça o compromisso do município com a inclusão dos trabalhadores da reciclagem, já que todo material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da prefeitura.

Todo o material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da prefeitura. "O funcionamento é bem simples. Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. Então, cada vez que o cidadão fizer esse descarte, esses pontos vão direto para sua conta cadastrada. É importante reforçar que a máquina só aceita embalagem com código de barras", explicou o gestor de Sustentabilidade da prefeitura, Alex Vieira.

Segundo informações, o custo para a prefeitura na conversão de pontos é zero, cabendo aos parceiros arcar com os descontos em troca de publicidade nas próprias máquinas. Até o fim deste ano, a meta é instalar 31 equipamentos espalhados em pontos movimentados da cidade.

Fonte: Reportagem Diário de Cuiabá